Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Jacqueline du Pré

Ouça o programa O Prazer da Música completo aqui:


Jacqueline du Pré foi uma violoncelista de renome mundial cuja carreira foi infelizmente interrompida devido a uma grande tragédia.

Nascida em Oxford, du Pré estudou violoncelo na Suíça e rapidamente alcançou fama internacional.  ‘Jackie’ para sua família e amigos, ficou conhecida como uma eminente violoncelista em agosto de 1965, quando fez sua famosa gravação do Concerto para violoncelo em mi menor de Elgar com a Orquestra Sinfônica de Londres, regida por Sir John Barbirolli, descrita como uma das maiores gravações do século.

Sua estreia como violoncelista no Wigmore Hall, Londres, em 1 de março de 1961, recebeu críticas altamente favoráveis. Ela logo se tornou uma das violoncelistas mais destacadas e queridas do mundo.

Modesta, sincera e com pleno domínio do seu instrumento, tocou de forma expressiva e emocional, mas também com precisão e clareza de tom. Seu repertório era variado e impressionante. Foi a primeira mulher a consolidar uma carreira internacional.

Em outubro de 1973, foi diagnosticada com esclerose múltipla e lentamente perdeu a capacidade de tocar, com a falta de sensibilidade nos dedos. Em 19 de outubro de 1987, com a idade de quarente e dois anos, faleceu em sua casa em Londres.

Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

O programa O Prazer da Música vai ao ar as sextas, às 23h e reapresentação aos sábados, 11h pela Rádio Cultura FM de São Paulo,103.3. Curta nossa Página no Facebook.

Apresentação: Marcelo Jaffé, Produção: Sonia Maria de Lutiis, Estagiária em Produção: Denise Faveri