Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Imagem: Divulgação CNJ
Imagem: Divulgação CNJ Eliana Calmon




Primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (1999 a 2013), ex-corregedora-geral de Justiça, ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (2008 a 2010), Eliana Calmon participou nesta terça-feira (16) do "Oito em Ponto".

Dentre os assuntos abordados estiveram a recente decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, que anulou as condenações do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato.

"Não pode cancelar apenas os processos do ex-presidente Lula e deixar os outros. É uma verdadeira bomba atômica, isso leva a consequências que a gente não sabe para onde vai, inclusive com relação econômica", avalia Calmon.

Para a ex-ministro do STJ, falta diálogo entre os integrantes do Supremo. "Como é que cada ministro toma decisões de grande porte sem haver um entendimento prévio entre seus componentes? Esse é o primeiro ponto que diz que as coisas não estão bem no STF. Não é possível que cada um administre o processo da forma que queira", pontuou Eliana Calmon.

Eliana Calmon falou sobre o Conselho Nacional de Justiça, e sobre as críticas de que o colegiado é inoperante. "O CNJ foi um balão de oxigênio, um órgão que permitiu o controle do poder judiciário. Agora se tornou um tribunal político".

Ela também comentou as ações do governo federal no enfrentamento à pandemia de Covid-19, e avaliou o trabalho do Judiciário nesse sentido. Confira a entrevista completa.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.