Ouça a entrevista completa:
Neste sábado (15), o Brasil celebrará, com inúmeras dificuldades, o Dia dos Professores. Considerada em muitos países a mais nobre profissão existente, a atividade é desvalorizada por aqui, tanto no que se refere às questões salariais como sociais – a convivência diária com os alunos, por exemplo. Para falar sobre o ato de ensinar e seus desafios, Mário Augusto* conversa com o presidente da Federação dos Professores do Estado de S. Paulo – FEPESP e professor da Fundação Getúlio Vargas - FGV, Celso Napolitano.
O educador aproveita para relembrar erros do Governo Federal e do Ministério da Educação durante a pandemia, que exigiu, de uma hora para outra, o isolamento e a adaptação de docentes e discentes às tecnologias e às aulas remotas. Napolitano também cita o descompasso educacional dos alunos que estavam em fase de alfabetização durante a mudança abrupta imposta pela covid-19. “Seria muito danoso para o país, até um ataque à soberania nacional, se deixarmos que essas crianças progridam nos estudos levando essa defasagem toda”, afirma. De maneira enfática, ele conclui dizendo que “poderemos ter uma geração sem qualificação alguma, engrossando o exército de desempregados”.
O programa "8 em Ponto", com apresentação de Mário Augusto**, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP
**Apresentador durante as férias de Sergei Cobra.
REDES SOCIAIS