Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

João Mauricio Galindo

Nesta edição do Pergunte ao Maestro, João Maurício Galindo respondeu às perguntas dos ouvintes. Ele explicou por que obras totalmente escritas podem receber o título de “improviso”, como acontece com peças de Chopin e Schubert.

Também esclareceu as diferenças entre orquestra filarmônica, sinfônica, banda sinfônica, orquestra de câmara e conjunto de câmara, além de comentar sobre a forma das tocatas e se elas seguem um estilo específico — como nas obras de Camargo Guarnieri e Prokofiev — e se existem tocatas para orquestra.

Outro tema abordado foi a diferença entre piano e fortepiano, e, por fim, o maestro refletiu sobre o modelo de audição às cegas em orquestras e se ele ainda é o mais justo.


Confira as respostas completas no resumo do Pergunte ao Maestro desta semana.