Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Bolívia

Ouça o Rota Latino - Americana na íntegra:


No sétimo episódio, as vertentes da música erudita boliviana são basicamente duas: Por um lado a música ocidental tradicional e, por outro, as diferentes expressões sonoras das culturas aborígenes que ocuparam e ocupam o território boliviano.

A cultura do tiwanaku, dos quéchuas, dos aymaras e especialmente a influência dos incas tem muita importância na cultura boliviana em geral, não só no período pre-espanhol, mas também na colônia, no período republicano e na época moderna.

Bolívia tem uma grande tradição de música colonial barroca, desenvolvida fundamentalmente a partir do século XVI no processo de evangelização jesuíta e franciscana, em cidades com profunda influência europeia, mas contrastada com culturas locais como aymara e quéchua, criando uma mistura muito interessante.

Essa obras são habitualmente interpretadas em famosos festivais internacionais de música colonial. Muitas delas são de compositores barrocos europeus como Corelli, Vivaldi, Locatelli e Sammartini, entre outros, mas uma parte importante da obra é anônima, com textos em línguas nativas.


Rota Latino-americana
Sábado, 11 de janeiro de 2024, às 09h00
Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025, às 23h00
Apresentação: Victor Hugo Torro
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar