Ouça o programa completo:
Filho do compositor pernambucano Fernando Lobo, Eduardo de Góes Lobo, ou simplesmente Edu Lobo, é outro nome importante da música popular brasileira que completa 80 anos em 2023 (como Dori Caymmi, Marcos Vale e César Camargo Mariano).
Solano Ribeiro conheceu Edu Lobo ainda muito jovem. Em 1965 quando do 1º Festival de MPB realizado pela extinta TV Excelsior, no qual a música “Arrastão”, (Edu Lobo e Vinicius de Moraes) foi defendida por Elis Regina e saiu vencedora. Dois anos depois, no festival de 1967, novamente Edu Lobo seria o vencedor, com “Ponteio” (dele e Capinam).
Nesta edição, Solano destaca gravações apresentadas no decorrer da história deste programa. Por exemplo, a cantora portuguesa Susana Travassos interpreta “Arrastão”. Ana Paula da Silva, jovem cantora de Santa Catarina, canta “Corrida de jangada”, recém lançada no álbum Remanso.
O programa segue com duas versões de “Ponteio”, uma instrumental com o violino de Ricardo Herz, outra com a banda Grooveria. No repertório tem Edu Lobo cantando “Canudos” e “Choro bandido”, além de registros de “Beatriz” (com seu filho Bena Lobo), “Abertura do Grande Circo Místico”, “Na ilha de Lia, no barco de Rosa”, “Casa forte”, “Em tempo de adeus” e “Frevo diabo”.
Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Sábado, 26 de agosto de 2022, às 8 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 28 de agosto de 2023, às 17 horas.
Cultura FM – Domingo, 27 de agosto de 2023, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber
REDES SOCIAIS