Supertônica

Álvaro Machado Dias: Inovação Tecnológia e I.A.

“A Inteligência Artificial é boa em não ser ruim”, lembra o neurocientista


31/08/2025 21h00

Ouça o programa completo:


Álvaro Machado Dias é professor da Universidade Federal de São Paulo. Neurocientista com interesses em tomadas de decisão, inteligência artificial e inovação tecnológica, é diretor do Centro de Estudos Avançados em Tomadas de Decisão e membro do painel global de inovação tecnológica do MIT, entre outros. Tem formação complementar em microeconomia, IA e modelagem de decisões complexas, entre outros.

Nesta edição pós-pandêmica, o convidado trata de conflitos geopolíticos, do desenvolvimento de armas autônomas em tempos de guerra, além das notícias falsas e deepfakes. “O principal fator que vai fazer você não desconfiar [da notícia falsa] é o seu desejo de ser enganado”, diz.

No que diz respeito à criação artística, Álvaro reflete que a I.A. emerge de médias a partir de uma base de referências. Qualquer I.A. comum é capaz de compor uma música ou criar uma pintura, mas nunca será inovadora, de vanguarda. “Nunca vi o Philip Glass da Inteligência Artificial, não existe”, conclui.

Ilustram esta edição, vanguardistas da música do século 20 – Wendy Carlos, Pierre Schaeffer, Karlheinz Stockhausen e Johanna Beyer. Programa transmitido em 31 de agosto de 2025.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Revista britânica põe Jair Bolsonaro na capa como “viking do Capitólio” antes de julgamento

Cidade menos populosa do Brasil ganha dois moradores, aponta IBGE

Tarifaço: Lula autoriza processo de retaliação contra os EUA

Sol aparece entre nuvens nesta sexta-feira (29) em São Paulo; veja previsão do tempo

Receita Federal paga 4º lote de restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira (30)