Ouça o programa completo:
Álvaro Machado Dias é professor da Universidade Federal de São Paulo. Neurocientista com interesses em tomadas de decisão, inteligência artificial e inovação tecnológica, é diretor do Centro de Estudos Avançados em Tomadas de Decisão e membro do painel global de inovação tecnológica do MIT, entre outros. Tem formação complementar em microeconomia, IA e modelagem de decisões complexas, entre outros.
Nesta edição pós-pandêmica, o convidado trata de conflitos geopolíticos, do desenvolvimento de armas autônomas em tempos de guerra, além das notícias falsas e deepfakes. “O principal fator que vai fazer você não desconfiar [da notícia falsa] é o seu desejo de ser enganado”, diz.
No que diz respeito à criação artística, Álvaro reflete que a I.A. emerge de médias a partir de uma base de referências. Qualquer I.A. comum é capaz de compor uma música ou criar uma pintura, mas nunca será inovadora, de vanguarda. “Nunca vi o Philip Glass da Inteligência Artificial, não existe”, conclui.
Ilustram esta edição, vanguardistas da música do século 20 – Wendy Carlos, Pierre Schaeffer, Karlheinz Stockhausen e Johanna Beyer. Programa transmitido em 31 de agosto de 2025.
REDES SOCIAIS