Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A receita da sobremesa Pavlova enviada pela Cleonice Nicolack tem uma história interessante e, o mais importante, é deliciosa.

Dizem que a sobremesa foi inventada por um chef no ano de 1926 em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova que fazia uma turnê por vários países. Mas a disputa pela autoria da receita segue até hoje entre Austrália e Nova Zelândia. 

Acompanhe faça sua Pavlova que pode ter variados complemento como diversas frutas ou mesmo chocolate.

Ingredientes:

4 claras de ovo

250g de açúcar
1 colher de chá de vinagre branco

1 colher de chá de amido de milho

1 colher de chá de essência de baunilha

Ingredientes para a cobertura:

500 gramas de morangos limpos e cortados ao meio
200 gramas outra fruta vermelha, também limpa (pode ser framboesa congelada, ou amora)
1 colher de chá de açúcar para o chantilly
350 gramas de creme de leite fresco

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve por aproximadamente 15 minutos, até que a consistência seja bem firme. Pré-aqueça o forno a 130 graus.
Num papel manteiga, desenhe um círculo do tamanho de um prato e reserve.

Com a batedeira ligada, acrescente o açúcar às claras aos poucos, colher por colher. Misturar bem realizando o processo até utilizar todo o açúcar, até formar um merengue consistente e brilhante.

Numa xícara dissolva o amido de milho com o vinagre e a essência baunilha. Em seguida adicione no merengue sem parar de bater.
Quando perceber que ambas as misturas se homogeneizaram, coloque no papel manteiga formando o circulo que você desenhou anteriormente. Deixe as bordas do círculo mais altas que o centro, e leve ao forno por 1 hora. Após este período, desligue o forno e deixe o merengue no forno até esfriar completamente.
Bata no liquidificador as metades das quantidades de morango e da segunda fruta vermelha.
Bata o chantilly e acrescente o açúcar. Despeje o chantilly no merengue e por cima o purê de frutas vermelhas e por cima de tudo, o restante das frutas picadas.
Servir imediatamente.

Observação: A sobremesa não pode ir à geladeira e também não pode ser feita no dia anterior pois o merengue se dissolve.