Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Em entrevista ao site da TV Cultura, a empresa familiar Chá Dō forneceu algumas receitas de chás para preparar em dias frios. Confira! 

Chá preto artesanal

Produzido pelo Sítio Shimada, doce com notas frutadas, amadeiradas e um aroma de mel e malte, é rico em ferro, apura o estado de alerta mental e eleva a capacidade de foco e concentração. É ideal para ser consumido ao iniciar o dia e após o almoço.

Preparo:

Ferva 1 xícara de chá de água (200ml/250m) entre 80º a 100º e em seguida deixe esfriar por 1’. Adicione 2g a 3g de folhas (1 a 1,5 colher de chá), deixe descansar e coe após 2 a 3’. Pode ser servido quente ou gelado.

Veja imagens: Cinco receitas de chás para preparar no frio

Chá verde torrado

De cor caramelada, é adocicado, com notas amanteigadas e um leve toque de cacau. Antioxidante, é ideal para tomar no fim do dia e antes de dormir — sendo indicado para crianças e idosos.

Preparo:

Coloque 2g a 3g de folhas (1 a 1,5 colher de chá) numa chaleira em uma proporção de 1 xícara de chá de água (200ml/250m). Ao despejar a água fervida em 75º a 90º, tampe para abafar e deixe por aproximadamente 2’. Ao servir, use um coador. Pode ser servido quente ou gelado.

Chá Oolong

Produzido pela Fazenda Amaya, é conhecido como o “chá do dragão negro”, devido ao formato enrolado das folhas. Tem coloração âmbar, é amadeirado e tem aromas de mel e torra.

Pode ser consumido quente ou frio durante o dia como um substituto do café e, inclusive, ajuda na digestão.

Preparo:

Infusão a quente: coloque a porção de 1 colher de chá (2g) para uma xícara de 200ml. Utilize um infusor ou peneira. Adicione a água quente, pouco antes de ferver (acima de 90º). Deixe em infusão de 1 a 3’, conforme o paladar.

Infusão a frio: coloque as folhas na água fria ou gelada na mesma proporção e deixe na geladeira por 1h a 2h.

Chá preto agroflorestal

Destaque entre os melhores chás pretos, é produzido no Sítio Yamamaru de forma artesanal.

Com notas de especiarias e frutas secas escuras, o paladar traz notas de flores, mel, malte, e um leve salgado que traz harmonia aos sabores.

Preparo:

Aqueça 1 xícara de chá de água (240ml) a 90º e adicione 2g de folhas (1 colher de chá). Aguarde 5’, coe e sirva — tanto quente, quanto gelado.

Chá verde com arroz torrado

Com tonalidade amarelada e aroma vegetal, é rico em ferro e tem baixo teor de cafeína. Traz a infusão de folhas Sencha, Bancha e Matcha e é produzido pela Yamamotoyama.

Preparo:

Em uma chaleira, coloque 2g de folhas (1 colher de chá) para 1 xícara de chá de água (200ml/250m). Após despejar a água fervida, tampe e deixe abafar por aproximadamente 2’. Use um coador ao servir quente ou gelado.