Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Primeiro você deve saber qual será seu objetivo em Portugal e se você preenche os requisitos específicos do tipo de visto pretendido.

Leia mais: Entenda os tipos de visto para Portugal

Se você pretende passar mais de 90 dias em Portugal, e não tenha cidadania europeia, será necessário solicitar um visto. Se for apenas para turismo, e ficar menos de 90 diasnão precisa solicitar o documento.

Se você pretende trabalhar em Portugal, precisará ter um contrato de trabalho, ou uma proposta. Se vai estudar, será importante ter a carta de aceitação ou a matrícula já realizada na instituição de ensino.

Mas, no geral, deverá apresentar seu passaporte válido, um comprovante de alojamento em Portugal (pode ser uma carta convite), comprovante de subsistência, certificado de antecedentes criminais, etc.

Quais os documentos necessários para tirar o visto para Portugal?

Para fazer o pedido do visto sem erros, acesse o site da VFS GlobalPara qualquer tipo de visto para Portugal, serão importantes os seguintes documentos:

1- Documentos que fundamentam o pedido do Visto específico.

2- Declaração do próprio: Declaração assinada pelo requerente, especificando as condições particulares, o período que pretende permanecer em Portugal, o local de alojamento e as referências em Portugal.

3- Comprovativo dos meios de subsistência: Os meios de subsistência em Portugal, durante o período de permanência ou fotocópia da última declaração de imposto de renda.

4- Alojamento: O alojamento deve ser comprovado através da apresentação de documentação própria.

5- Seguro médico internacional de viagem: Seguro médico internacional de viagem, válido pelo período que vai permanecer em Portugal. A apólice de seguro deve incluir a cobertura de repatriação por motivos médicos, necessidade urgente de atenção médica e tratamento hospitalar de emergência.

6- Atestado de antecedentes criminais: O atestado de antecedentes criminais brasileiro a ser apresentado é o emitido pelo site da Polícia Federal do Brasil (www.dpf.gov.br)

7- Fotografias: Duas fotografias 3×4 coloridas e recentes.

8 - Passaporte:

    • - Cópia simples do passaporte (somente páginas de identificação e das folhas usadas);
    • - O passaporte deve ter validade superior a 3 (três) meses, finda a validade do visto.
    • - Não envie ainda o passaporte original. Entregue-o ao funcionário somente quando for convocado.

    Quanto custa para tirar o visto para Portugal

    As taxas consulares para emissão de visto para Portugal são as seguintes:

    - Visto de Estada temporária: R$ 483,19;

    - Visto de Residência para longa duração – R$ 555,89.

    Mas, os valores podem sofrer alterações. Além disso, inclua no seu planejamento financeiro os gastos para a emissão da documentação necessária, contratação de seguro viagem, etc. Caso você faça a contratação de uma assessoria jurídica, há ainda os valores dos honorários a considerar.

      O tempo para tirar o visto vai depender do tipo escolhido. Mas você tem a possibilidade de receber o visto em 30, 60 ou 90 dias.

      Veja imagens: Webstory: Saiba como tirar visto para Portugal