Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 24 de Março

ABERTURA DA EMISSORA

Viola, Minha Viola

RAÍZES (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as relíquias do acervo do programa. Participam deste Viola:Zé do Rancho e Zé do Pinho, Jacó e Jacozinho, Industrial e Fazendeiro,Duo Guarujá, Deive e Dalva,Nonô e Naná e Conjunto Terra Molhada, Mogiano e Mogianinho, Galã e Granfino, Nestor e Nestorzinho, Juraci e Marcito, Duo Ciriema, Teodoro e Sampaio, Silveira e Silveirinha, Eli Silva e Zé Goiano, Zé Garoto e Timboré.
Conheça o Programa
livre
GIRO BRASIL

17 - VALE DOS IMIGRANTES 1

Na primeira parte deste especial, o Giro Brasil desembarca no Vale dos Imigrantes, mais especificamente em Fraiburgo, conhecida como a Terra das Maçãs. A equipe se instala no aconchegante e histórico Hotel Renar, fundado em 1981, que por coincidência é um dos pontos turísticos da cidade. Kelley é convidada a desfrutar do SPA, onde são utilizados produtos à base de maçãs e óleos essenciais Em seguida, visitamos o Santuário Nossa Senhora de Fátima, onde fomos recebidos por Priscila Burda, da Diocese, que nos guiou pelas dependências do santuário. Em um ônibus da Maçã Tour, exploramos os pomares e participamos da animada Festa da Colheita. No Sitio Viva Bem, comandado pelo casal Márcio e Elionete Konkol, conhecidos como Adão e Eva, conhecemos um pouco da história da produção de geleias e sucos de maçã. Celina e Amanda Vigolo, mãe e filha, compartilham conosco uma torta familiar e como a sobremesa é apreciada pelos turistas no Aromas Restaurante. Exploramos ainda a cidade a bordo do "Lobisomem", um ônibus que adentra a floresta, passando por caminhos alagados e de difícil acesso. Paramos em uma capela diocesana e abraçamos a araucária mais alta do Brasil. Em Iomerê, visitamos o Castelo Butique Hotel, que revela os investimentos da cidade para aumentar o turismo na região. Finalmente, subimos ao Morro das Antenas, um mirante que nos presenteia com uma vista espetacular do horizonte verde, repleto de vales e montanhas.
al
Saúde Brasil

VHL - SÍNDROME DE VON HIPPEL-LINDAU

A Síndrome de Von Hippel-Lindau é uma condição associada a uma alteração do gene de mesmo nome (VHL), e é caracterizada por alterações neurocutâneas que causam o aparecimento de tumores benignos e malignos em múltiplos órgãos. O desconhecimento sobre a Síndrome de Von Hippel-Lindau por grande parte da população e de profissionais de saúde acaba atrasando o diagnóstico e comprometendo a saúde do paciente e deixando sequelas. Felizmente, hoje com o avanço da medicina, surgiram novas abordagens terapêuticas que estão mudando a sobrevida e qualidade de vida das pessoas acometidas por essa síndrome. Nesse documentário educativo do Saúde Brasil vamos aprender mais sobre essa doença rara.
Conheça o Programa
al
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
al
Balaio

BALAIO - 16 - JOSYARA E ROBERTO MENDES

Conheça o Programa
al
Agrocultura

AGROCULTURA - 251

CAFÉS ESPECIAIS REMUNERAM MELHOR O PRODUTOR. VAMOS MOSTRAR UM CAFÉ PRA LÁ DE ESPECIAL, SUCESSO GARANTIDO NOS MERCADOS MAIS EXIGENTES. É O CAFÉ CULTIVADO DENTRO DA MATA EM UMA FAZENDA BICENTENARIA QUE INVESTE NA RECUPERAÇÃO DA FLORESTA NATIVA PARA ACRESCENTAR VALOR ÀS LAVOURAS. VEJA TAMBÉM COMO O BRASIL USA CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM INSTITUTOS DE PESQUISA COMO A EMBRAPA PARA TORNAR NOSSA PECUÁRIA AINDA MAIS SUSTENTAVEL E CONFIAVEL. SUSTENTABILIDADE É A PALAVRA MÁGICA CAPAZ DE ABRIR MAIS MERCADOS PARA NOSSOS PRODUTOS NO MUNDO.
Conheça o Programa
livre
Asas e Histórias

ASAS E HISTÓRIAS - 33 - NORTHROP F-5E TIGER II

Conheça o Programa
livre
TCMSP - SÃO PAULO+

TCMSP - SÃO PAULO+ 12 - RAFAEL LINS

livre
BOAS PRÁTICAS (SME) II

BOAS PRÁTICAS II - 12

livre
Dino Ranch

DINO RANCH - 09 - PEQUENA MARAVILHA

Um raptor selvagem está tentando roubar ovos do Dino Ranch, mas Raio e Jon o impedem heroicamente e salvam o ovo. Ele choca ali mesmo, e o lindo bebê Perky que nasce dele imediatamente gosta de Raio, querendo ser tão corajoso e feroz quanto o raptor. Raio fica inicialmente incomodado com o Perky desajeitado ficando sob os pés, especialmente com o raptor selvagem ameaçando retornar para mais roubo de ovos. Mas quando o raptor retornar e levar a melhor sobre Blitz, será que o menor membro do Dino Ranch conseguirá salvar os fazendeiros e os ovos?
Conheça o Programa
al
O Show da Luna!

O SHOW DA LUNA VII - 13 V DE VITÓRIA! V DE VACINA!

SINOPSE DA SÉRIE (7ª TEMPORADA) Qual é o tamanho do Sol? O que é um ecossistema? O que é o efeito estufa? Quão longe está a Lua? Viver numa estação espacial é como viver num GRANDE LABORATÓRIO! Com equipamentos super tecnológicos e uma vista privilegiada do planeta Terra, é o lugar perfeito para investigar temas relacionados à inovação e sustentabilidade. Na sétima temporada de O Show da Luna! Luna, Júpiter e Cláudio vão continuar vivendo na Estação Espacial e, junto com sua amiga Kyiah e os adultos que trabalham lá, vão continuar fazendo investigações científicas incríveis, faz de contas divertidíssimos e os melhores shows musicais! SINOPSE DO EPISÓDIO Cláudio tem um ataque de espirros alérgicos. Seu nariz fica grande e vermelho de tanto espirrar. O que será que deu no Cláudio, será que poderia ser um vírus? O trio Luna, Júpiter e Cláudio resolvem iniciar uma investigação científica sobre como funcionam as vacinas e acabam em um faz de conta microscópico com direito a novas descobertas, ciência e anticorpos.
Conheça o Programa
livre
44 GATOS

44 GATOS - 09 - UM CACHORRO COMO AMIGO

Terry, o pequeno cachorro vizinho ficará na casa da vovó Pina por un tempo. Isso soa como um pesadelo para os Buffycats. Mas Terry ama gatos e sonha em se tornar um como eles. Os Buffycats decidem então ensinar o pequeno cachorro a como se comportar como gato. Mas o instinto do amiguinho cão vai prevalecer e nada sairá como o planejado.
al
Shaun, o Carneiro

O CÔCO

O fazendeiro retorna triunfante da feira, ele ganhou um coco ! Ele logo descobre que abrir o coco não é tão fácil como parece. Shaun e Bitzer assumem o desafio de tentando diversos truques para conseguir abrir o coco, mas é está missão é uma missão bem difícil.
Conheça o Programa
al
Shaun, o Carneiro

O PASTOR

Chuvas fortes ameaçam estragar os ensaios anuais de Sheep Dog , mas o fazendeiro implora os juízes uma oportunidade para mostrar o seu rebanho talentoso. As coisas vão bem até que Timmy aprender a assobiar ... Será que isto vai atrapalhar a conquista de uma taça, para a coleção do agricultor ?
Conheça o Programa
al
Fórmula Indy

GRANDE PRÊMIO DE THE THERMAL (24/03/2024)

Conheça o Programa
al
Hiperconectado

HIPERCONECTADO - 25 - METEORITOS

SINOPSE - METEORITOS Nessa semana, o Hiperconectado fala sobre meteoritos. Você sabe do que eles são feitos ? O que eles contam sobre a formação do planeta Terra e do sistema Solar? A gente também vê quais mudanças culturais os mteoritos podem ter provocado e quais são as chances de novos grandes impactos.
Conheça o Programa
livre
MAR BRASIL I

MAR BRASIL I - 04 - LIXO E POLUIÇÃO

Episódio 4 – Lixo e poluição A poluição e o lixo vêm contaminando os oceanos, afetando principalmente a fauna marinha. Segundo a ONU, se nada for feito agora, até 2050 teremos mais plástico que peixes nos mares! Neste episódio investigamos o caso da Baía da Guanabara, um ecossistema praticamente asfixiado por litros de esgoto sem tratamento, mas que, segundo pesquisadores, ainda pode ser recuperado se a emissão de lixo e esgoto for interrompida imediatamente. Como o professor Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da USP, bem nos lembra, quase todo lixo que chega no mar é produzido em terra, por isso projetos de educação ambiental são cruciais para reverter este quadro. E é exatamente esse o objetivo do Projeto Monitoramento Mirim Costeiro, conscientizar crianças e suas famílias sobre os perigos do plástico em todo litoral brasileiro, fomentando uma geração de “Guardiões dos Oceanos”.
al
Planeta Terra

MARÇO E ABRIL - É TEMPO DE RENOVAÇÃO

As cerejeiras estão em flor! Nos lagos de Hokkaido, cisnes brancos voam para encontrar calor. É primavera no Hemisfério Norte! No sul da Índia, guiadas pela memória, elefantes Matriarcas caminham em busca de água num pântano distante. A Holanda se transforma – subitamente – num mar de flores! E atrai abelhas numa relação que já dura milhões de anos! Estamos em março. Nascem os macacos capuchinhos. Em abril as frutas já terão acabado e eles terão de marchar no solo em busca de alimentação. Capivaras partem em busca de lama! No Oceano Pacífico, o arquipélago de PALAU recebe grande quantidade de tubarões. Eles vêm para as cerimonias de um acasalamento rápido e feroz. É a época em que Tartarugas rumam às areias para depositarem seus ovos. Elas voltam ao oceano sem conhecer os filhotes que nascerão 8 semanas depois.
Conheça o Programa
al
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1499

ESTÁ NO AR O REPÓRTER ECO, COM REFLEXÕES SOBRE A VIDA EM HARMONIA COM A NATUREZA , AS IMAGENS DA AMAZÔNIA EM TRANSFORMAÇÃO E OS SERVIÇOS IMPORTANTES PRESTADOS PELOS ANIMAIS. VEJA OS DESTAQUES DO PROGRAMA DE HOJE: O ATIVISTA INDIANO SATISH KUMAR , DEFENDE UMA MUDANÇA NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE ALIMENTOS, COM A MAIOR CUIDADO COM A SAÚDE DAS PESSOAS E DO MEIO AMBIENTE. O FOTÓGRAFO LALO DE ALMEIDA REGISTRA OS IMPACTOS DA SECA HISTÓRICA E DO GARIMPO ILEGAL NA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO E, ESTUDO INÉDITO REVELA QUE MAIS DE 80 POR CENTO DAS ESPÉCIES DE MAMÍFEROS DO BRASIL PRESTAM PELO MENOS UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 487 - PLANETA MUTANTE

UM PLANETA EM MUTAÇÃO PERMANENTE.SOB A CROSTA TERRESTRE, HÁ UM MOVIMENTO CONSTANTE.PLACAS TECTÔNICAS PROVOCAM ABALOS IMPERCEPTÍVEIS OU FORTES TERREMOTOS. CADEIAS COMO O HIMALAIA CONTINUAM SE EXPANDINDO. E, NO FUTURO, OS CONTINENTES VOLTARÃO A SE UNIR. E MAIS: ? QUANTOS ANOS TEM A TERRA, QUANDO SURGIRAM AS PRIMEIRAS FORMAS DE VIDA E OS NOSSOS PRIMEIROS ANCESTRAIS?
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

AMOR E LUTO NA ERA DIGITAL

Quais caminhos para entender o luto? Muitos são os fatores capazes de influenciar a nossa compreensão do luto como contexto familiar, cultural, social. Mas para além de seres sociais, somos seres biológicos. Entender o funcionamento do nosso cérebro torna-se imprescindível para pensar o processo de luto e os modos como estruturamos nossa vida após uma perda. Nesse programa, a psicóloga Gabriela Casellato nos ajuda a entender como buscamos nos sentir seguros e protegidos, como nossos vínculos são construídos e de que maneira esses fatores são determinantes para compreender de que maneira enfrentamos as adversidades da vida e como lidamos com os medos e a morte. Em um momento de perda e de dor, de que forma a tecnologia é capaz de nos ajudar? Quais os benefícios, os riscos e os cuidados que devemos ter ao lidar com a internet?
Conheça o Programa
14
Brasil Jazz Sinfônica

ENCONTROS HISTÓRICOS IV - CARMINHO / SILVA

A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica se une a Carminho e Silva, na Sala São Paulo, para um concerto eletrizante.
Conheça o Programa
livre
Persona

DENISE STOKLOS

Conheça o Programa
14
MERLÍ - TEMPORADA II

MERLÍ II - 11 ZIZEK

Capítulo 11: Zizek Merlin fica bravo com Bruno porque o menino quer ir para Roma. Marc cuida de Pau porque ele está doente, mas não pode mais. Tania e Pol ainda estão brigando por bobagens.
16
O PRESIDENTE

14
Futurando

FUTURANDO - 343

Veja nesta edição: - Na Alemanha, um projeto de uma arquiteta absorve a água da chuva através das faixas dos prédios, deste modo, é possível reutilizá-la para diversos fins. - Como as grandes cidades e as pequenas vilas estão se adaptando às mudanças climáticas? Hamburgo, na Alemanha, quer se tornar uma cidade-esponja. - Respondendo à pergunta do telespectador, o programa esclarece se há diferença entre nuvens e neblina. - Nas Ilhas Canárias, um sistema coleta água através das nuvens que se acumulam na região. - No interior do Quênia, a areia ajuda a manter a água e as plantações.
Conheça o Programa
al
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 315 - A RESISTÊNCIA DAS MULHERES IRANIANAS NO CINEMA

A morte de uma jovem iraniana sob custódia policial em setembro de 2022 desencadeou uma revolta sem precedentes no Irã. As pessoas saíram às ruas gritando “Mulher, vida, liberdade!” Mas o que está por trás desses protestos?
Conheça o Programa
a12
Figuras da Dança

MARILENE MARTINS

Pioneira da dança moderna em Belo Horizonte, Marilene Martins escreve o movimento por meio de gestos e palavras. Dividiu sua carreira entre Belo Horizonte, onde dançou no Ballet de Minas Gerais, sob direção de Carlos Leite, e no Ballet Klauss Vianna, de Klauss e Angel Vianna; Salvador, onde cursou dança moderna na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e integrou o grupo Juventude e Dança e o Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, e Rio de Janeiro, cidade em que aprofundou seus estudos em dança. Com o apoio de Rolf Gelewski (1930-1988) fundou a Escola de Dança Moderna Marilene Martins, em Belo Horizonte, em 1969, e o Trans-Forma Grupo Experimental de Dança, em 1971. Com o término do grupo em 1988, Nena, como é conhecida, não parou de criar: estudou decoração, formou-se em artes plásticas e passou a escrever poesias. Até hoje seus conceitos e sua forma de olhar para uma dança experimental reverberam nos trabalhos da cena da dança mineira.
Conheça o Programa
10
Mosaicos

A ARTE DE PIXINGUINHA

Programa homenageia os 110 anos de nascimento do compositor carioca, reunindo imagens históricas do acervo da TV Cultura e números musicais inéditos com André Mehmari, Fabiana Cozza, Verônica Ferriani, Danilo Brito e grupo Choro Rasgado. O programa é um documentário musical que conta a trajetória do compositor carioca, a partir de depoimentos de especialistas na obra do autor de “Carinhoso”, como Sérgio Cabral, biógrafo do artista, além de entrevistas com seus admiradores, amigos e parceiros recuperadas do arquivo da TV Cultura, como Tom Jobim, Braguinha, João Bosco, Vinicius de Moraes e Altamiro Carrilho. Outros números musicais, recuperados dos programas MPB Especial, Ensaio, Bem Brasil e outros especiais, também são destaque, com a presença de nomes como Paulo Moura, Joel Nascimento, conjunto Época de Ouro, Laércio de Freitas, Baden Powell, Beth Carvalho, Tom Zé, Sivuca, Pedro Amorim e Paquito D’Rivera. A parte documental, narrada por Rolando Boldrin, recupera fotos do homenageado e exibe imagens do músico extraídas dos documentários “Pixinguinha”, de João Carlos Horta, “Saravah”, de Pierre Barrouh, “Pixinguinha e a velha guarda do samba”, de Thomaz Farkas e Ricardo Dias, e a animação “Alma carioca – um choro de menino”, de William Côgo. Desta forma, unindo registros passados com gravações atuais, MOSAICOS – A ARTE DE PIXINGUINHA prova que a passagem do compositor carioca pela música brasileira é inesquecível e sua obra, atemporal.
Conheça o Programa
al
Ensaio

LUIZ LÓY

Luiz Lóy começou sua carreira no início da década de 60 em boates em São Paulo. Em 1965 foi para a TV participar do "Fino da Bossa". Ele conta como era a primeira formação do quinteto na TV Record com Mazola, Papudinho, Luizinho e Bandeira. Foi um dos primeiros a gravar a obra de Chico Buarque, quando ainda era um jovem desconhecido. Seu maior sucesso foi "Tristeza", na voz de Jair Rodrigues.
Conheça o Programa
livre
Cultura Memória

CALDEIRAO ANTROPOFAGICO

O CAFE QUE PARTIU DO RIO DE JANEIRO,PASSANDO PELO VALE DO PA RAIBA,CHAGANDO A SAO PAULO,MINAS GERAIS E PARANA.O CAFE QUE ATRAVESSOU A EPOCA DOS BAROES DO IMPERIO,A PASSAGEM DO TRABA LHO SERVIL PARA O ASSALARIADO,AS IMIGRACOES E,POR ULTIMO,DA GRANDE PARA A MEDIA E PEQUENA PROPRIEDADE.O CAFE QUE CRIA UMA ARISTOCRACIA E A DESTROI. O PROGRAMA REGISTRA O CONTRASTE E A ANTROPOFAGIA ALIMENTAR D E SAO PAULO E RIO DE JANEIRO. SAO PAULO E O SIMBOLO DESTA BRASIL MODERNO E JUNTO COM O RIO DE JANEIRO CONFIGURA UMA RIQUEZA DE CULINARIA QUE SINTETIZA TODA A SERIE,NAO SO POR SEREM DUAS DAS MAIS ANTIGAS CIDADES BRASILEIRAS,MAS POR CARACTERIZAREM NOS DIAS DE HOJE UMA IDE- IA DO COSMOPOLITISMO DA NOSSA ALIMENTACAO.A EUFORIA DO COMER BEM OU MAL.
Conheça o Programa
10