Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Nos últimos dias, uma receita “milagrosa” que leva café e limão em sua composição e promete reduzir medidas e emagrecer em apenas alguns dias viralizou no TikTok.

Para entender se a mistura pode ou não beneficiar o corpo humano, o site da TV Cultura entrevistou a Drª Luna Azevedo, nutricionista incentivadora da alimentação consciente e formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Leia também: Mulheres de 65 anos recebem terceira dose contra a Covid-19 no Rio de Janeiro

A cafeína pode auxiliar na melhora do humor, memória e estado de vigília. Sendo associada em estudos a um risco reduzido de Diabetes Tipo 2, doenças cardíacas e hepáticas, bem como a doença de Alzheimer e Parkinson.

Já o limão, contém cerca de 6% de ácido cítrico em cada unidade, independente da classificação, tendo alto poder bactericida, antioxidante, cicatrizante, depurativo, digestivo e detoxificante, além de ser um facilitador na metabolização de gordura.

Entretanto, a nutricionista explicou que a mistura não possui nenhuma comprovação científica de que auxilie no emagrecimento. “O limão e o café podem nos oferecer uma ampla gama de benefícios, mas misturar os dois não é sinônimo de uma bebida que nos faça emagrecer e, inclusive, é muito mais interessante consumi-los separadamente”.

Quais os riscos em ingerir a mistura?

Quantidades exacerbadas ou em maior frequência para aqueles que não costumam ingerir café podem causar efeitos adversos, como insônia, nervosismo, agitação, irritabilidade, dor de estômago pelo aumento do suco gástrico, batimentos cardíacos acelerados e tremores musculares.

Indivíduos com hipertensão, doença coronariana e arritmia cardíaca devem realizar um consumo moderado e cuidadoso.

Leia também: "Café com racismo": Deputada do PSOL diz ter sido discriminada em pré-estreia de Marighella

Constantemente, Luna se depara com pessoas que buscam respostas rápidas, fáceis, que acabam frustradas ou passam por dietas extremamente restritivas, que podem abrir portas para diversos transtornos alimentares. Entre os efeitos que a ação pode causar, ela citou o famoso “efeito sanfona”, quando o peso perdido depois de uma dieta de emagrecimento volta de forma rápida, e riscos à saúde a longo prazo por diminuir a distribuição de nutrientes essenciais para um funcionamento positivo do organismo, além do emocional que também acaba sendo afetado.

“O grande problema dos métodos de emagrecimento na internet é que funcionam como receitas de bolo, e o corpo humano é complexo, as necessidades energéticas são individuais, o metabolismo de cada um funciona e se adapta melhor a um tipo de estímulo, não é por acaso que o profissional nutricionista existe, nós estamos aqui justamente para desenhar com o paciente qual o melhor método pra ele, respeitando suas particularidades”, explicou.

Como emagrecer de forma saudável?

A nutricionista ainda destacou que o caminho para emagrecer está ligado ao déficit calórico aliado a um bom profissional para acompanhar a composição corporal e fazer os ajustes necessários no plano alimentar. “O emagrecimento tem muito mais a ver com o que você come, e não com o que deixa de comer. É a busca por equilíbrio nas escolhas, e isso pode ser feito de uma maneira leve, gradual, sem que se torne mais um peso em meio de tantos outros problemas que já temos que lidar diariamente”.

A maneira mais saudável de se perder peso é manter uma alimentação equilibrada, individual, que possa ser sustentável a longo prazo, de fácil adaptação, e na qual o processo não traga prejuízos emocionais. “É permitido comer o que se tem vontade, mas sempre com equilíbrio e com flexibilidade na escolha dos alimentos!”, disse.

É imprescindível se atentar ao básico antes de tentar algo mirabolante, como adequar o consumo de água, organizar as refeições, montar um prato colorido no almoço e no jantar e, sempre que possível, também procurar orientação profissional para começar a prática de alguma atividade física, não tendo nenhuma ligação com receitas “milagrosas”.