Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Governo de SP
Reprodução/ Governo de SP

Os proprietários de veículos com placas de final 0 (zero) devem realizar o licenciamento durante o mês de dezembro, quando se encerra o calendário de licenciamento de 2024.

O licenciamento de veículos é um procedimento obrigatório que autoriza a circulação do veículo nas estradas brasileiras e deve ser renovado anualmente. Para isso, o proprietário precisa pagar a taxa correspondente e obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Leia mais: OCDE reduz previsões de crescimento para Alemanha e França

Se não for realizado, o proprietário estará sujeito a uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo ao pátio, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para reaver o veículo, será necessário quitar todas as pendências, além de arcar com os custos de remoção e estadia no pátio.

Como fazer o licenciamento

Para realizar o licenciamento, o proprietário deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e pagar a taxa em um dos bancos conveniados utilizando internet banking, aplicativo ou caixas eletrônicos.

Leia mais: Além de ‘Senna’, confira outras produções sobre corridas para assistir

Após o pagamento, é possível baixar ou imprimir o documento digital atualizado por meio do portal ou aplicativo do Detran-SP, Poupatempo, Senatran ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O CRLV pode ser salvo no celular do motorista ou impresso em papel sulfite comum.

É importante lembrar que, se o veículo apresentar pendências, como IPVA atrasado, multas ou outras irregularidades, o licenciamento não será concluído, mesmo com o pagamento da taxa, resultando no bloqueio do documento atualizado.