Marcela Leiros - DA AGÊNCIA CENARIUM
MANAUS (AM) - Imagens de câmera de segurança capturaram o momento em que uma mulher foi assaltada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) da Família N 52, na Zona Norte de Manaus, que estava com o portão fechado após o horário de abertura e sem presença da Guarda Municipal.
O registro ocorreu no dia 12 de setembro deste ano, às 7h21, na unidade de saúde localizada na Rua Chade, bairro Cidade Nova. Segundo informações repassadas à CENARIUM, o suspeito cometeu outros roubos em frente à unidade, que não tem patrulhamento municipal.
No vídeo, é possível ver que a mulher aguarda em frente ao portão da UBS quando o suspeito, de camisa cinza, passa em uma motocicleta. Segundos depois, ele retorna com o veículo e para em frente à unidade, exigindo o celular da mulher. Após ser assaltada, a vítima continua aguardando a liberação para entrada na unidade.
De acordo o site da Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa), a Unidade de Saúde da Família N 52 funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, oferecendo consultas médicas em clínica geral, pré-natal, atenção à saúde da criança, adolescente, adulto e idoso, entre outros.
Em 2021, primeiro ano à frente da Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante) afirmou que as UBSs e escolas municipais de Manaus teriam policiamento de guardas municipais armados. A vigilância começaria com 32 agentes da primeira turma da Guarda Municipal formada no curso de qualificação para uso de armamento.
A CENARIUM questionou a Prefeitura de Manaus e a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) sobre os assaltos no local, e aguarda retorno.
Guarda Municipal
Em outubro de 2023, David Almeida anunciou um investimento no valor de R$ 10 milhões destinado à reestruturação e modernização da Guarda Municipal. Os recursos foram oriundos de emenda do senador Eduardo Braga (MDB), aliado político e apoiador da candidatura à reeleição de Almeida.
À época, o chefe do Executivo municipal afirmou que os valores faziam parte da reestruturação e valorização da pasta. “Esses investimentos irão equipar ainda mais a Guarda Municipal. Nós iremos comprar 22 novas viaturas, viaturas de porte grande da marca Mitsubishi, viaturas de patrulhamento da marca Toyota, Yaris”, disse Almeida durante o anúncio.
O prefeito destacou, ainda, à época, a compra de armamento letal para uso dos guardas municipais. “Nós vamos comprar metralhadoras, escopetas, pistolas, vamos equipar a guarda com aquilo que há de melhor em armamentos”, afirmou.
REDES SOCIAIS