Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF

Com a confirmação da lesão do camisa 10 do Brasil, a principal dúvida dos torcedores brasileiros é: quem vai substituir Neymar na primeira fase da Copa do Mundo? Como o técnico Tite convocou outros oito atacantes, não faltam peças para sair do banco e fazer a diferença para a Seleção Brasileira.

O site da TV Cultura listou as principais opções para Tite substituiu Neymar e manter um time forte nas partidas contra a Suíça e Camarões, que acontecem dia 28 de novembro e 2 de dezembro, respectivamente.

Leia também: Inglaterra e Estados Unidos ficam no zero e decisão dos classificados fica para última rodada

Vale lembrar que o departamento médico da seleção só deu certeza da ausência do atacantes nos dois próximos jogos. Em caso de classificação às oitavas de final, ele deverá passar por novos exames.

- Rodrygo

A opção para manter a formação ofensiva é o atacante Rodrygo, do Real Madrid. Ele entrou na partida contra a Sérvia, logo após a lesão de Neymar, e criou muitas oportunidades

Dessa maneira, Paquetá iria permanecer na função dele segundo volante e Rodrygo ocuparia a mesma faixa de campo de Neymar.

O que joga a favor dele é o entrosamento com Vini Jr. Os dois jogam juntos no Real Madrid e decidem partidas importantes desde a temporada passada.

- Fred

Se Tite quiser mudar a maneira da seleção jogar, uma opção é colocar Fred, do Manchester United. Assim, ele ocuparia a função de segundo voltante, posição de origem, e avançaria o meia Lucas Paquetá para fazer a função de Neymar.

Durante as Eliminatórias, o camisa 7 fez a função em diversas partidas, com Neymar jogando pela ponta esquerda. Com a ascensão de Vini Jr, o lado do campo seria ocupado com bastante facilidade.

- Everton Ribeiro

Uma opção diferente seria Everton Ribeiro, do Flamengo. Essa é uma opção caso Tite queira colocar um meia armador no time. O jogador faz essa função jogando no futebol brasileiro e teria a liberdade de cair para os dois lados.

Leia também: Após gols em estreia na Copa do Mundo, Richarlison ganha milhões de seguidores em redes sociais

Apesar de viável, é a opção mais improvável. A última vez que o treinador testou uma formação como essa foi numa partida pelas Eliminatórias da Copa contra o Chile, em 2021. Na época, Tite colocou o meia flamenguista durante o jogo e atuou com Ribeiro, Paquetá e Neymar.

- Gabriel Jesus

Caso queira mudar totalmente a formação, Tite poderia optar por mais um atacante de área e apostar em um 4-2-4. Assim, ele manteria a linha de defesa, jogaria com Casemiro e Paquetá como volantes; e quatro atacantes, sendo dois pontas de velocidade e dois jogadores de área. Richarlison e Gabriel Jesus jogariam mais perto da área.

Essa seria uma opção mais radical. Mesmo sendo difícil de acontecer, é uma forma como o Brasil pode entrar em campo nos dois próximos jogos.