Copa do Mundo

Chefe da Organização da Copa do Mundo no Catar diz que “entre 400 e 500” operários morreram em obras

Em entrevista a jornalista inglês, Hassan Al-Thawadi admitiu que condições de trabalho não eram as melhores no passado


29/11/2022 17h11

Hassan Al-Thawadi, secretário-geral do Comitê Supremo de Entrega e Legado do Catar, afirmou, em entrevista ao jornalista britânico Piers Morgan, que "entre 400 e 500" trabalhadores migrantes morreram durante as construções da Copa do Mundo de 2022.

"A estimativa é de cerca de 400, entre 400 e 500. Não tenho o número exato. Isso é algo que tem sido discutido”, disse Al-Thawadi.

O que choca no número é a diferença comparada com o divulgado anteriormente. Até a semana inaugural do torneio, a Fifa e o Comitê Organizador relatou que 40 operários perderam a vida durante toda organização do torneio, sendo três deles diretamente nas obras dos estádios.

A declaração do secretário-geral também contradiz uma fala dele mesmo em julho deste ano. Em uma reunião sobre a Copa do Mundo realizada na Holanda, ele disse o mesmo número da Fifa e que as histórias sobre as más condições de trabalho era "uma armação”.

Leia também: Torcedor que invadiu estádio no Catar com bandeira LGBTQIA+ é banido dos jogos da Copa

Anteriormente, uma apuração do The Guardian revelou que mais de 6.500 trabalhadores morreram nas obras da Copa do Mundo em 2021. A Anistia Internacional também denunciou as condições de tralho e sempre afirmou que "centenas, talvez até mais" pessoas perderam a vida.

Ainda durante a entrevista, Al-Thawadi concordou que os padrões de trabalho no Catar não eram bons o suficiente, mas afirmou que a situação atual é reconhecida pelos órgãos internacionais de direitos humanos.

"Nós mesmos percebemos isso, antes mesmo de tentarmos ganhar a Copa do Mundo. Essa percepção decorre de nossos próprios valores. Melhorias foram feitas em termos de saúde e segurança, acomodações e eliminação do sistema kafala", afirmou.

Leia também: Gakpo marca mais uma vez para Holanda e bate recorde de Cruyff em Copa do Mundo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças