Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter/@FifaWorldCup
Reprodução/Twitter/@FifaWorldCup

Szczesny tentou estragar a campanha argentina, mas não conseguiu. Apesar da bela atuação do goleiro polonês, a Argentina venceu por 2 a 0 e garantiu a classificação na liderança do grupo C da Copa do Mundo. Com gols de Mac Allister e Álvarez, os sul-americanos avançam com moral para as oitavas de final.

Sem sombra de dúvidas, a atuação contra a Polônia foi a melhor dos argentinos na primeira fase da Copa do Mundo. O time marcou apenas dois gols, mas poderia marcar muito mais. Vale ressaltar que o resultado positivo veio apesar do pênalti perdido por Lionel Messi.

Com o resultado, a Polônia se classificou para as oitavas de final por conta do critério de desempate pelo saldo de gol. Irá enfrentrar a França na próxima fase. 

A Argentina joga a partida das oitavas de final no próximo sábado, dia 3 de dezembro, e enfrentará a seleção da Austrália às 16h.

Muralha Szczesny

A Polônia só um chegou uma vez no ataque argentino durante todo o primeiro tempo. Aos quatro minutos, Lewandowski cruzou para Bielik, que chutou em cima da marcação. Depois disso, só deu Argentina.

Messi chamou a responsabilidade e comandou praticamente todas as ações argentinas durante o jogo. A primeira chance, o camisa 10 finalizou e forçou Szczesny a fazer boa defesa. Logo em seguida, foi a vez de Acuña, que bateu por cima do gol.

A seleção sul-americana também assustou na bola parada. Di Maria quase marcou um gol olímpico aos 32 minutos. Mais uma vez, Szczesny salvou.

Aos 37 minutos, a melhor chance do jogo. Com o auxílio do VAR, o árbitro marcou pênalti de Szczesny em cima de Messi. O camisa 10 pegou a bola e cobrou forte, mas o goleiro polonês mostrou que estava em um dia diferente e defendeu.

Leia também: Tite encontra homem que levou seu neto no colo após jogo do Brasil contra Sérvia

A última chance da primeira etapa foi com Julian Alvarez, que ganhou a vaga de titular de Lautaro, que chutou forte no gol e parou na muralha polonesa.

Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura

A pressão argentina surtiu efeito logo no primeiro minuto da segunda etapa. Molina chegou a linha de fundo e cruzou para trás, encontrando Mac Allister livre para bater para o fundo do gol.

A resposta polonesa aconteceu aos quatro minutos, após Glik desviou falta cobrada na primeira trave, mas a bola foi para fora.

Mesmo a Polônia ensaiando uma reação, a Argentina continuou mandando no jogo e o segundo gol acabou saindo naturalmente. Enzo Fernandez fez uma bela jogada individual e passou para Álvarez dentro da área, que girou e acertou um chutasso.

A situação polonesa ficou tensa, já que passou a depender do resultado do México para se classificar para as oitavas de final. Aos 40 minutos, o saldo das duas seleções estava empatado e um gol em cada jogo poderia mudar tudo.

Leia também: Austrália vence a Dinamarca e se classifica para as oitavas da Copa do Mundo

Quase os argentinos marcaram o terceiro aos 47 minutos, quando Tagliafico ficou na frente do gol, deu uma cavadinha, mas o zagueiro da Polônia salvou em cima da linha.

A Polônia precisou esperar o jogo do México acabar para saber se ia se classificar ou não. Com um gol da Arábia Saudita, os europeus passaram pelo saldo de gol.