Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter/@FIFAWorldCup
Reprodução/Twitter/@FIFAWorldCup

Se muitos se preocuparam com a atuação de Portugal sem Cristiano Ronaldo, o time mostrou que existe vida sem o robozão. Os portugueses golearam a Suíça por 6 a 1 e carimbaram a vaga para as quartas de finais da Copa do Mundo.

Gonçalo Ramos, o substituto de CR7, chamou a responsabilidade e marcou três gols na partida. Pepe, Guerrero e Leão completaram o placar. Akanji foi o responsável pelo gol de honra.

É a primeira vez que Portugal se classifica para as quartas de finais da Copa do Mundo desde 2006. Na época, o time comandado por Felipão, avançou até a semifinal.

A seleção volta a campo no próximo sábado, dia 10 de dezembro, as 12h e enfrentará Marrocos.

Gonçalo Ramos supera desconfiança e coloca Portugal na frente

A dúvida de todos que estavam assistindo a partida era como Portugal iria se portar sem a presença de Cristiano Ronaldo. Ao contrário do que muitos imaginaram, o time se portou muito bem nos primeiros minutos e impôs seu ritmo de jogo.

O meio-campo português conseguiu segurar a bola, mais do que nos outros jogos e criou chances claras de gol nos primeiros minutos. Aos 16 minutos, Bernardo Silva cruzou com perigo e Gonçalo Ramos não conseguiu completar para o gol.

No minuto seguinte, o substituto de Ronaldo não desperdiçou. Recebeu pelo lado esquerdo, girou e acertou um foguete pro gol. Placar aberto.

Portugal quase ampliou o placar aos 21 minutos. Após boa jogada coletiva, Otávio recebe na entrada da área e acertou um belo chute. Sommer encaixou com segurança.

Leia também: Marrocos supera a Espanha nos pênaltis e se classifica para as quartas pela primeira vez

A primeira resposta suíça no jogo aconteceu aos 29 minutos em cobrança de falta de Shaqiri. Batida com muito efeito, que Diogo Costa defendeu no cantinho. Mas Portugal respondeu rapidamente e apagou a empolgação adversária. Após cobrança de escanteio, Pepe subiu mais do que a defesa a ampliou o placar.

Os suíços tentaram voltar pro jogo aos 37 minutos, mas, mais uma vez, parara em Diogo Costa. Freuler subiu de cabeça e o goleiro tocou com a pontinha da luva. A bola ia entrar no gol, mas Dalot deu um chutão para afastar o perigo.

Os portugueses quase acabaram com o jogo ainda no primeiro tempo, mas Sommer evitou. Bruno Fernandes deu belo passe e deixou Gonçalo Ramos na cara do gol. Mas o goleiro salvou.

Ritmo forte no segundo tempo

Para evitar qualquer tipo de susto na segunda etapa, o ataque português começou com um ritmo muito forte. O terceiro gol saiu logo aos cinco minutos após boa jogada de Dalot, que cruzou na medida para Gonçalo Ramos marcar o terceiro.

A pressão continuou e o quarto gol saiu aos 10 minutos. Após contra ataque, Raphael Guerrero recebeu livre na entrada da área e encheu o pé para ampliar.

A vantagem fez com que os portugueses relaxassem. A Suíça aproveitou desse momento e descontou após cobrança de escanteio com Akanji.

Portugal não se deixou abalar pelo gol sofrido, seguiu com o mesmo ritmo de jogo e contando com a noite iluminada de Gonçalo Ramos. Após tabela com João Felix, centroavante ficou na cara do gol e só mandou uma cavadinha para marcar o quinto gol português.

Leia também: Pela segunda vez na história da Copa do Mundo, uma seleção não marca um gol na disputa de pênaltis

Após a consagração, o técnico Fernando Santos tirou Ramos da partida para receber as palmas da torcida e deu lugar a Cristiano Ronaldo.

No finalzinho, Portugal conseguiu guardar mais um. Não foi do robozão. Rafael Leão acertou um belo chute pelo lado esquerdo e fechou o placar.