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O lote de restituições da malha fina de novembro é pago pela Receita Federal nesta sexta-feira (29).

Ao todo, 221.597 contribuintes receberão R$ 558,8 milhões. Desse total, R$ 306,9 milhões irão para cidadãos com prioridade no reembolso. A maior parte (88.246 contribuintes) informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda (IR) ou usou a declaração pré-preenchida.

Na sequência, aparecem 34.287 pessoas entre 60 e 79 anos. Em terceiro lugar, vêm 8.898, cuja maior fonte de renda é o magistério. Em quarto, estão 8.643 residentes no Rio Grande do Sul. O restante dos prioritários é formado por 4.802 idosos acima de 80 anos e 3.570 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

A lista é concluída com 73.151 brasileiros que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.

Desde o dia 22 de novembro, quem quiser saber se foi contemplado no lote residual, pode fazer a consulta no site ou aplicativo da Receita Federal. Para isso, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”.

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O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do CPF informado na declaração do IR. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar pendência, poderá enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se a restituição não for depositada na conta informada, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor durante esse período, deverá requerer no Portal e-CAC. Ao entrar na página, acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

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