Fies 2025/1: prazo para faculdades confirmarem vagas encerra nesta segunda-feira (7)
Após essa etapa, MEC abrirá nova fase com edital para inscrições de estudantes já matriculados em cursos superiores privados
07/04/2025 12h59
As instituições privadas de ensino superior têm até às 23h59 desta segunda-feira (7) para confirmar participação na oferta de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025.
A adesão deve ser feita exclusivamente por meio do módulo FiesOferta, no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no portal Gov.br.
Leia também: Fatec 2025: prazo de inscrições para o vestibular começa nesta segunda (7); saiba como participar
As faculdades devem cadastrar dados detalhados de cada curso, como número de vagas, turno, local de oferta e valor das semestralidades. Apenas as instituições que já aderiram ao Fies 2025/1 e ao Fundo Garantidor do programa poderão assinar eletronicamente o termo de participação.
A atual fase do Fies destina-se a preencher as vagas que não foram ocupadas nas etapas anteriores deste ano. Na primeira seleção de 2025, o programa recebeu mais de 493 mil inscrições de 198.579 candidatos para 67.301 vagas oferecidas por universidades privadas. Cada candidato escolheu até três opções de curso.
As vagas remanescentes serão voltadas exclusivamente para estudantes já matriculados nos cursos, turnos e locais de oferta correspondentes àqueles selecionados no processo anterior. O Ministério da Educação (MEC) informou que divulgará, ainda neste mês, um novo edital com as regras e o cronograma para a inscrição desses estudantes.
Entre os dias 8 e 11 de abril, às instituições poderão revisar e, se necessário, corrigir as informações cadastradas no sistema. O MEC também exige que as faculdades divulguem publicamente sua participação na seleção, incluindo a quantidade de vagas remanescentes, a lista de cursos e turnos oferecidos e os respectivos locais, tanto em seus sites quanto em locais de ampla circulação estudantil.
Leia mais: Trump diz para 'não ser fraco' e 'estúpido' após queda nas bolas de valores
REDES SOCIAIS