USP abre inscrições para transferência externa com mais de mil vagas para 2025
Processo é voltado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de qualquer instituição
14/04/2025 10h50

A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o Exame de Transferência Externa 2025/2026.
São oferecidas 1.124 vagas distribuídas entre cursos das áreas de biológicas (167), exatas (728) e humanidades (176). O processo é voltado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior, inclusive da própria USP. Alunos com matrícula trancada também podem participar, mas aqueles matriculados em cursos sequenciais ou de curta duração não são elegíveis.
As inscrições devem ser feitas até 12h do dia 5 de maio, exclusivamente pelo site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), mediante pagamento de taxa no valor de R$ 211. Aqueles que não solicitaram isenção até 4 de abril deverão efetuar o pagamento para confirmar a inscrição.
Leia também: Datafolha: inflação faz 58% dos brasileiros reduzirem compra de alimentos
A seleção será composta por duas fases. A primeira é um exame de pré-seleção, marcado para o dia 18 de maio, com aplicação presencial em São Paulo (capital), Bauru, Piracicaba e Ribeirão Preto. A prova terá início às 13h, com portões abertos a partir do meio-dia e duração de até quatro horas.
Os locais de realização serão divulgados em 12 de maio, mesma data em que sairá o resultado da análise dos pedidos de atendimento especial para candidatos com deficiência ou condições médicas específicas. Candidatas lactantes também devem indicar a necessidade de amamentação durante a prova, conforme as orientações do Guia de Transferência.
A lista de convocados para a segunda etapa será divulgada em 26 de maio no site da Fuvest. Essa fase consiste na entrega de documentos nos dias 2 e 3 de junho de 2025, diretamente nas unidades da USP responsáveis pelos cursos pretendidos. A seleção final será feita por essas unidades, com base em critérios específicos definidos nos editais dos cursos.
Mais informações estão disponíveis no edital de transferência externa, no Guia de Transferência e na página oficial do processo seletivo.
Leia mais: Daniel Noboa é reeleito presidente do Equador; esquerdista Luisa González não admite derrota
REDES SOCIAIS