O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai disponibilizar fones de ouvido para as 186 mil pessoas que declararam ter deficiência visual nas eleições de 2022.
Leia mais: 28,2 milhões de brasileiros não acessaram a internet em 2021, segundo IBGE
Por meio da funcionalidade, os eleitores cegos ou com baixa visão poderão escutar a indicação do número escolhido e o retorno do candidato ou da candidata, além do cargo e das instruções sobre as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Branco”.
No simulador de votação disponibilizado pela Justiça Eleitoral, é possível treinar a votação para todos os cargos das eleições deste ano, inclusive com a função de áudio. A ferramenta também oferece a opção de aumentar ou diminuir o volume.
A função será habilitada automaticamente para aqueles que já possuem o registro de deficiência visual no cadastro eleitoral. Nos demais casos, o mesário poderá ativar o sistema de áudio no momento da votação.
De acordo com o TSE, o aprimoramento dos softwares com a ferramenta tem o intuito de promover a inclusão e facilitar a votação desse eleitorado. Neste ano, 1.271.381 eleitores declararam ter algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção, um crescimento de 35% em relação a 2018, quando foram 939.915 pessoas.
Leia também: Igreja Universal convoca fiéis para "jejum de notícias" por três semanas
REDES SOCIAIS