O primeiro debate direto entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), que disputam o segundo turno da eleição ao Palácio do Planalto em 2022, aconteceu na noite do último domingo (16).
Um dos fatos marcantes do embate foi a ida de Sergio Moro (União Brasil), ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública no Governo Bolsonaro, como um dos assessores do candidato à reeleição.
Anteriormente, o senador eleito já havia declarado seu apoio ao atual chefe do Executivo no segundo turno contra o petista. No entanto, uma aliança entre os dois era improvável, uma vez que Moro já havia afirmado que Bolsonaro trabalhou para destruir a Operação Lava Jato.
Veja algumas das publicações:O nosso novo aliado, padre KelMoro!!! pic.twitter.com/P23HyuyZsV
— Garcitylzo Lago 🇧🇷2️⃣2️⃣🇧🇷 (@GarcitylzoJ1) October 17, 2022
A ida de Moro ao debate, como assessor de Bolsonaro, é a prova definitiva da farsa que foi a Lava Jato.
— Lana de Holanda é LULA13 🏳️⚧️ (@lanadeholanda) October 16, 2022
SIGNIFICADO DE HUMILDADE
— Bolsonaro 22 (@domlancellotti) October 17, 2022
Presidente @jairbolsonaro não existe! Passou pelo que passou, aguentou tudo praticamente calado e ainda é capaz de dar as honrarias devidas ao @SF_Moro mesmo depois de tudo que ele fez. Uma lição pra vida inteira. Sem palavras pra esse homem... 😭 pic.twitter.com/zVaL5zGhmF
Moro, demitido, chamado de traidor, viu a Lava-Jato ser encerrada, plantado ao lado do Bolsonaro. O cara não tem um pingo de amor próprio. E nem de vergonha.
— Bruno Formiga (@brunoformiga) October 17, 2022
Antes das críticas de ambos os lados, ninguém sabe mais da corrupção do nine do que o Moro. Não tá na hora de salto alto. É todo mundo que quiser entrar contra o descondenado. Estamos falando da nossa liberdade pic.twitter.com/k96Z3JR6xl
— TeAtualizei 2️⃣2️⃣ 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) October 16, 2022
Band ouviu os dois candidatos ao fim do debate. No tempo reservado a Bolsonaro, quem aparece, do nada, como papagaio de pirata? Moro. Justamente aquele q condenou Lula sem provas, q mandou prendê-lo e, sete meses depois, aceitou o convite para ser ministro. pic.twitter.com/XopIzBHJPt
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) October 17, 2022
TV Cultura, Band, UOL e Folha de S.Paulo formaram, novamente, um pool para a realização do evento. O embate entre o ex-presidente da República e o atual chefe do Executivo começou às 20h e aconteceu no estúdio da Rede Bandeirantes, em São Paulo.
Durante o debate, os presidenciáveis falaram sobre a transposição do rio São Francisco, o Orçamento Secreto, o desmatamento, o Poder Judiciário, dentre outros. Também houve diversas acusações de ambas as partes.
Leia mais: Alexandre de Moraes manda PT remover vídeo que liga Bolsonaro a pedofilia
REDES SOCIAIS