Eleições

"A pesquisa serve apenas para nos alertar”, diz Lula sobre Datafolha

O levantamento divulgado na quarta (19) mostra que o ex-presidente tem 52% de intenção de votos válidos no segundo turno, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 48%


20/10/2022 16h05

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou nesta quinta-feira (20) sobre a pesquisa Datafolha divulgada ontem (19), segundo o candidato à presidência o levantamento serve de "alerta" para a campanha, mas não acredita em uma virada de Jair Bolsonaro (PL).

"Acho impossível ele tirar a diferença em uma semana, mesmo fazendo as loucuras que ele faz e contando as mentiras que ele conta", disse.

Leia mais: TSE desmonetiza quatro canais e suspende divulgação de documentário

Lula participou de uma entrevista coletiva no Rio de Janeiro, onde fez campanha em São Gonçalo, na região metropolitana, e Padre Miguel, na zona oeste da capital.

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que o ex-presidente tem 52% de intenção de votos válidos no segundo turno. O presidente Jair Bolsonaro tem 48%. Foi o terceiro levantamento do instituto após o primeiro turno das eleições. Esse cenário exclui votos brancos e nulos.

Na pesquisa estimulada: Lula (PT) tem 49%; Bolsonaro (PL), 45%; Branco e nulo: 4%. Não sabe/não respondeu: 1%. O cenário leva em conta quando os candidatos são apresentados ao eleitor.

Segundo Lula, a pesquisa serve como um alerta: "A pesquisa serve apenas para nos alertar. Falta pouco mais de uma semana de campanha, estamos disputando o chamado voto de abstenção, de pequenos setores da sociedade, porque a eleição está muito parelha, está muito apertada e tem muita gente decidida", afirmou.

No Datafolha, a diferença entre os dois oscilou de 5 para 4 pontos percentuais nos votos totais em relação à semana anterior. Apesar do levantamento, Lula se diz confiante com a vitória.

"Estou certo de que nós vamos ganhar as eleições. Estou certo porque a quantidade de dinheiro e de anúncio que está sendo colocado na televisão, a liberação de fundo de garantia. Ele [Bolsonaro] tem ganho alguns pontos muito lentamente", completou.

Leia também: Eleições 2022: Saiba quais capitais terão transporte público gratuito no 2º turno

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças