Eleições

“Todos devem denunciar eventuais assédios eleitorais”, diz presidente do TSE

Ministro Alexandre de Moraes reforçou a importância do transporte gratuito nas capitais


27/10/2022 15h59

Na última sessão antes do segundo turno das eleições, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, afirmou que os eleitores “devem denunciar” eventuais assédios eleitorais.

“Assédio eleitoral é crime e não podemos permitir que eleitores sejam assediados, coagidos, ameaçados. Inclusive, é assédio eleitoral do empregador ameaçar empregado, e o Ministério Público do Trabalho, junto com o Ministério Público Eleitoral estiveram aqui no TSE e vêm realizando um grande trabalho de combate ao assédio eleitoral”, disse.

Leia mais: Alexandre de Moraes determina prisão preventiva de Roberto Jefferson

Segundo o TSE, o Ministério Público do Trabalho identificou que até às 11h30, da quarta-feira (26), foram registrados 1.633 casos de assédio eleitoral. Cerca de 1.570 foram feitos depois de 1º de outubro, o que representa uma alta de mais de 2.500%. O número de 2022 é quase 8 vezes maior do que o registrado em 2018, quando 212 acusações foram relatadas.

“O assédio moral eleitoral é caracterizado a partir de uma conduta abusiva que atenta contra a dignidade do trabalhador, submetendo-o a constrangimentos e humilhações, com a finalidade de obter o engajamento subjetivo da vítima em relação a determinadas práticas ou comportamentos de natureza política durante o pleito eleitoral”, acrescentou o ministro.

Alexandre de Moraes reforçou a importância do transporte gratuito nas capitais. "Quanto mais transporte, mais comparecimento; quanto mais comparecimento, mais democracia", disse o ministro, ao lembrar que o voto de cada eleitora ou eleitor vai repercutir no futuro do país.

Leia também: Após declaração de Bolsonaro, Moraes diz que “não é responsabilidade do TSE fiscalizar rádio”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças