A presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), Gleisi Hoffmann, disse nesta segunda-feira (31) que a transição de governo para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acontecerá mesmo sem a participação do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente ainda não se manifestou sobre o resultado das eleições, mesmo após 24 horas da eleição de Lula. Segundo a petista, o silêncio do atual mandatário é "ruim para o Brasil”.
Leia mais: “Discutimos o fortalecimento da democracia”, diz Lula sobre ligação com Biden
“Agora nós temos uma legislação que diz respeito à transição, temos instituições sólidas no país e isso vai garantir que a gente faça a transição de governo independente do presidente Bolsonaro”, afirmou.
A legislação dá 48 horas para o início da transição do governo. “Nós fizemos hoje uma primeira reunião. Pela lei que estabelece o processo de transição, são 48 horas para iniciar isso, ou seja, ainda tem 48 horas para que a gente se organize e depois possa conversar com o governo, indicar coordenação, indicar o grupo de transição, e nós temos uma primeira reunião interna hoje para iniciar essas tratativas” destacou.
O presidente eleito tem direito de montar uma equipe com até 50 pessoas, que podem ser indicados a partir desta terça-feira (1º), além de um coordenador.
REDES SOCIAIS