Dos dez candidatos à Prefeitura de São Paulo, apenas quatro terão espaço no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que começa a ser exibido nesta sexta-feira (30). As candidaturas contempladas com tempo de propaganda são:
- Ricardo Nunes (MDB): 6 minutos e 30 segundos
- José Luiz Datena (PSDB): 35 segundos
- Tabata Amaral (PSB): 30 segundos
- Guilherme Boulos (PSOL): 2 minutos e 22 segundos
Os programas serão exibidos nesta ordem no primeiro dia e se revezarão até 3 de outubro, data que marca o fim da propaganda eleitoral gratuita. O primeiro turno das eleições será realizado em 6 de outubro.
Esta será a eleição com o menor número de candidaturas com exposição no horário eleitoral desde a redemocratização. Para efeito de comparação, em 2020, nove das 13 candidaturas tiveram espaço na propaganda eleitoral.
Leia também: Apoio de Lula será decisivo em segmentos cruciais para Boulos em SP, diz Datafolha
A redução no número de candidaturas com acesso ao horário eleitoral é resultado da cláusula de barreira, introduzida nas eleições municipais passadas. O mecanismo, que exige um desempenho mínimo dos partidos nas eleições anteriores, deixou 60% dos candidatos à prefeitura de São Paulo fora da TV e do rádio neste ano. Somente os partidos que superaram essa exigência em 2022 garantiram o direito ao tempo de TV.
Os candidatos que ficarão fora do horário eleitoral gratuito são: Altino Prazeres (PSTU), Bebetto Haddad (DC), João Pimenta (PCO), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Senese (UP).
O horário eleitoral na capital paulista será dividido em dois blocos diários de dez minutos cada, de segunda a sábado. Além disso, serão reservados 70 minutos para inserções de 30 e 60 segundos, que serão veiculadas ao longo da programação das 5h até 0h.
Leia mais: Boulos chama de “absurdo” alteração do Hino Nacional com linguagem neutra durante o seu comício
REDES SOCIAIS