Eleições

Pablo Marçal: conheça mais sobre o candidato à prefeitura de São Paulo

Coach promete aplicar sua experiência como empresário e influenciador digital para tornar a administração municipal mais eficiente e transparente


30/08/2024 18h42

Natural de Goiânia, Goiás, Pablo Henrique Costa Marçal, 37, é empresário, influenciador, ex-coach e candidato à prefeitura de São Paulo. Filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), disputa a administração municipal pela primeira vez.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Marçal é filho de mãe faxineira e pai funcionário público. Antes de seu sucesso na internet, trabalhou em call center até começar a empreender e se envolver em eventos, criando o seu próprio negócio digital. Em 2010 se formou em direito.

Leia mais: Roda Viva entrevista Pablo Marçal nesta segunda-feira (2)

Conhecido entre os eleitores por ser uma figura presente nas redes sociais, exerceu papel como influencer, deu palestras motivacionais e cursos sobre como ganhar dinheiro. No Instagram o candidato contava com mais de 12 milhões de seguidores.

Condenação por furto qualificado

O ex-coach foi condenado em 2010 por furto qualificado. Ele foi considerado culpado por participar de um esquema que enviava mensagens infectadas com vírus para tentar roubar os dados bancários das vítimas. Foi sentenciado a quatro anos de prisão, mas a pena prescreveu devido demora do tribunal em apreciar o caso.

Leia mais: José Luiz Datena: conheça mais sobre o candidato à Prefeitura de São Paulo

De acordo com a sentença de condenação, ele utilizava um programa para criar listas de e-mails para os quais os vírus seriam enviados e consertava os computadores da quadrilha. Aposentados foram vítimas do golpe que causou prejuízos às instituições financeiras responsáveis pelas contas invadidas, fazendo com que a Caixa Econômica Federal precisasse ressarcir os clientes que caíram no esquema.

Carreira política

No cenário político, ele se candidatou à presidência da República em 2022, pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), mas sua candidatura foi retirada pelo partido antes das eleições. Após o cancelamento de sua candidatura à presidência, decidiu concorrer ao cargo de deputado federal por São Paulo. 

Leia mais: Tabata Amaral: conheça candidata à Prefeitura de São Paulo

Marçal voltou a enfrentar desafios em sua candidatura, já que seu registro foi inicialmente indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no final de setembro de 2022. Mesmo com essa situação, consegui se candidatar e recebeu 243 mil votos, o colocando entre os vinte candidatos mais votados do estado.

Com uma trajetória marcada por polêmicas, Marçal é um dos principais candidatos à prefeitura de São Paulo, tendo como suas principais ideias a modernização da gestão pública e a promoção de políticas inovadoras que transformem a cidade.

Leia mais: Guilherme Boulos: conheça o candidato à Prefeitura de São Paulo

O mais rico entre os candidatos que concorrem à prefeitura, o empresário declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 169,5 milhões, dividido entre imóveis, terrenos e contas bancárias.



Roda Viva Eleição

A TV Cultura tem realizado um Roda Viva Eleição com os candidatos que estão disputando a Prefeitura de São Paulo. Na segunda-feira (26), o candidato Guilherme Boulos (PSOL), esteve no programa.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

Leia mais: Roda Viva: O que é fato ou falso na entrevista de Guilherme Boulos

Assista à última edição do Roda Viva, que contou com a participação do candidato Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL:



Os próximos entrevistados do programa são Pablo Marçal (2/9) e Ricardo Nunes (9/9).

Debate no primeiro turno

A TV Cultura realizará um debate no dia 15 de setembro, ao vivo, a partir das 22h, diretamente do Teatro B32, com os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula lamenta desabamento de telhado de igreja no Recife

Moraes suspende o X no Brasil após Musk não cumprir determinações judicias

Teto de igreja desaba no Recife e deixa ao menos duas pessoas mortas

CPTM e Metrô de SP terão operação especial e funcionamento 24h para jogo da NFL no Brasil

“Se Galípolo disser que precisa aumentar os juros, ótimo, aumente”, afirma Lula