27 pessoas foram conduzidas a delegacias por alguma irregularidade relacionada às regras eleitorais neste domingo (27).
Até o momento, 22 ocorrências de crimes eleitorais foram confirmadas em todo o Brasil no segundo turno das eleições municipais de 2024. O balanço foi divulgado pela Polícia Federal (PF) às 17h.
Os casos ocorreram no Maranhão (2), Mato Grosso do Sul (2), Paraíba (2), Paraná (2), Tocantins (2), Roraima (2), Amazonas (1), Sergipe (1), São Paulo (1), Ceará (1) e Rio de Janeiro (6).
Propaganda irregular e compra de votos estão entre os principais crimes. Até a última atualização desta reportagem, foram apreendidos R$ 65 mil em bens e valores.
Leia também: Lula completa 79 anos e se torna o mais velho a ocupar a cadeira do Executivo no Brasil
Apesar disso, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou que o segundo turno ocorre de forma tranquila e sem eventos inesperados.
“As eleições seguem com muita tranquilidade, não houve intercorrências nem fora do que seria previsto. Nenhuma. Número de urnas devidamente distribuídas e em andamento no trabalho sem nenhum tipo de dificuldade”.
Para fiscalizar as eleições municipais e garantir a segurança do pleito, o Governo Federal montou uma operação especial, integrada pela PF, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército e forças de segurança estaduais. Segundo o Ministério da Justiça, mais de 23 mil agentes foram mobilizados para atuação ao longo do dia.
REDES SOCIAIS