Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem: Instagram/Pexels
Montagem: Instagram/Pexels

Para quem possui cabelos crespos ou cacheados, o pente garfo é um acessório essencial para dar forma, volume e até decorar o penteado. De vários tamanhos, materiais e formatos, ele é bastante popular nos dias atuais. Contudo, o objeto é muito mais antigo do que aparenta.

O pente garfo, basicamente, consiste em uma haste na vertical, com os “dentes” enfileirados no mesmo sentido dela, diferente de outros tipos de pentes e escovas, em que as cerdas ficam posicionadas paralelamente, na horizontal. O formato, que lembra um garfo, ajuda no ato de “puxar” o cabelo crespo e dar mais volume a ele.

Origem

Relatos apontam que o acessório teve origem há cerca de seis mil anos, no Egito e arredores. Naquela época, a aparência do penteado era uma forma de ostentar o status social, região de origem ou até mesmo o estado civil da pessoa.

Exemplares datados desse período, presentes no Museu Fitzwilliam da Universidade de Cambridge, Inglaterra, eram entalhados em madeiras ou materiais semelhantes. Na ponta da parte onde se segura o objeto, haviam imagens esculpidas de animais e deuses.

Muito tempo depois, ao buscar romper com o padrão de beleza branco europeu, ainda nos anos 50, afro-americanos deixaram de alisar os fios e começaram a assumir um visual mais identitário. Como mostrado na exposição “Afro Comb”, do Museu Fitzwilliam, o primeiro pente garfo moderno a surgir foi patenteado em 1969 por dois estadunidenses negros, Samuel H. Bundles Jr. e Henry M. Childrey.

Leia Mais: Black Power: Veja as principais dicas e cuidados com o penteado

A patente coincide com o período da luta pelos direitos civis dos afro-americanos nos país durante os anos 60. Diversos movimentos da causa negra aderiram ao estilo, e por consequência, ao pente.

Uma das variações de forma mais emblemáticas do pente garfo é a que possui um punho cerrado na ponta. Ele foi projetado por Anthony Romani, em 1972. Mais do que um acessório de beleza, ele se tornou um símbolo de resistência e luta contra o racismo em todo mundo.

No Brasil, também chegou nos anos 60. Até os dias de hoje é utilizado pelas pessoas pretas para dar mais volume aos cabelos crespos. Estão disponíveis no mercado em diversos materiais como madeira, plástico ou metal.