Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Há algumas possibilidades para responder quem foi o inventor do rádio. A maioria dos autores afirma que o italiano Guglielmo Marconi foi o inventor do primeiro sistema para telégrafos sem fios. Sua transmissão foi realizada no Canal da Mancha em 1899. Mais ou menos na mesma época o austríaco, Nikola Tesla também realizava seus estudos e em 1943, a Suprema Corte Norte americana considerou-o inventor do rádio.

Por volta de 1900, ao mesmo tempo em que Marconi e Tesla desenvolviam seus estudos, no outro hemisfério, o brasileiro e padre Roberto Landell de Moura desenvolvia o sistema para transmissão da voz humana sem a utilização de fios, que foi reproduzido em 1914.

Mas algo que é concreto é a história da evolução do rádio pelo Brasil, saiba mais:

1922 –  No dia 07 de setembro, ocorreu a primeira demonstração pública de transmissão de rádio no país, na qual os visitantes da Exposição e outros cidadãos, puderam ouvir o discurso do presidente Epitácio Pessoa, além de trechos da Ópera O Guarany, de Carlos Gomes, do Teatro Municipal, onde estava sendo executada.

1923 – No dia 20 de abril, é fundada a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje denominada Rádio MEC, criada para atuar sem fins comerciais.

1932 – O Governo de Getúlio Vargas autoriza a publicidade em rádio.

1936 – É fundada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, um marco na história do rádio com programas de auditório, comédias e rádios novelas. Líder de audiência entre o final dos anos 30 e a primeira metade dos anos 50, a Nacional gravava sua programação para transmitir em outras cidades brasileiras.

Veja imagens: Webstory: História do Rádio no Brasil

1955 – Primeira transmissão experimental de rádio FM, pela Rádio Imprensa do Rio de Janeiro, extinta no final de 2000.

1967 – É criado o Ministério das Comunicações, no dia 25 de fevereiro.

2005 – Comemorando os 84 anos do rádio brasileiro, no mesmo ano ocorrem no país as primeiras transmissões de rádio no sistema digital.

2021 – A Rádio Cultura Brasil é a primeira emissora em São Paulo a operar nessa frequência estendida. A partir de zero hora do dia 05 de maio, a programação da nossa emissora pode ser acompanhada na FM Estendida, em 77,9 MHz.