Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

A campanha "Machado de Assis Real", encabeçada pela Faculdade Zumbi dos Palmares, visa resgatar a identidade negra de um dos maiores escritores da história brasileira.

"O embranquecimento do Machado de Assis vem de um processo do racismo estrutural da sociedade, que é muito antigo. O Machado, de alguma maneira, foi aceito, mas não como negro", explica o jornalista Tom Farias, que já faz, ao longo de 30 anos, o trabalho de resgate de personalidades da cultura e da literatura afro-brasileira.

A ideia de recuperar a negritude do autor de clássicos como "Dom Casmurro" (1899) e "O Alienista" (1882) nasceu de debates no ambiente literário acerca de sua invisibilidade. "Quando você pega os escritos negros, você vai ter uma história do Brasil. A literatura é dominada por uma elite branca que não permite o aparecimento, a projeção e a promoção destes valores", continua Farias.

Leia também: Obra de Vinicius de Moraes ganha acervo digital

Para o publicitário Rodrigo Tortima, o projeto é fundamental para estimular jovens negros a acreditarem que podem chegar ao patamar que Assis chegou. "Faz um bem imenso para a sociedade como um todo. Você passa a incentivar crianças negras a de fato poderem almejar isso, porque o maior escritor da nossa história era negro", diz.

Farias reitera que ainda existe uma série de autores negros do passado a terem suas histórias e obras recuperadas. Ele cita Teixeira e Sousa, fundador do romance no Brasil. "Ele está completamente apagado, deveria ser um homem muito valorizado na literatura brasileira", comenta. Ainda, aponta para a primeira romancista brasileira, Maria Firmina dos Reis: "Ela está sendo resgatada agora, mas muito timidamente".

Veja mais: Famosos lamentam morte de Nelson Sargento

"A sociedade brasileira nunca vai ser digna de uma sociedade civilizada enquanto não tiver esse olhar sem discriminação. O Brasil precisa passar por isso", completa o jornalista.

Assista à reportagem do Estação Livre:


Assista à íntegra do Estação Livre sobre literatura:

O programa é parte da nova grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras, e agora, completa a faixa semanal das 22h, com o Estação Livre.