Wagner Moura e outros sete brasileiros são convidados para Academia do Oscar
Em meio a esforços para aumentar diversidade entre os membros, entidade convidou 395 artistas de 50 países; 53% dos escolhidos são de fora dos Estados Unidos
01/07/2021 19h51
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela cerimônia do Oscar, divulgou nesta quinta (1º) a lista dos profissionais convidados para integrar a entidade.
Entre os artistas escolhidos estão oito brasileiros: o ator e diretor Wagner Moura, os produtores Andrea Barata Ribeiro, Paula Barreto e Fabiano Gullane, a diretora e roteirista Carolina Markowicz, a maquiadora Anna Van Steen, a editora Karen Akerman e o diretor de fotografia João Atala.
Leia também: TV e Rádio Cultura transmitem programação especial do Festival de Inverno de Campos do Jordão
Embora vencer ou ser indicado a um Oscar aumente as chances de um convite pela Academia, essa não é uma regra. O número de convidados neste ano diminuiu drasticamente: foram 395, contra 891 em 2020.
Em um esforço para aumentar a diversidade entre os membros, a lista de 2021 traz artistas de 50 países diferentes. Mais da metade (53%) é de fora dos Estados Unidos.
Leia também: Justiça decide que pai de Britney Spears permanecerá como seu tutor
Entre os outros destaques da lista estão atores os Steven Yeun e Yuh-Jung Youn (ambos de 'Minari'), Yahya Abdul-Mateen II ('Os 7 de Chicago'), Laverne Cox ('Bela Vingança'), Maria Bakalova ('Borat 2'), Carrie Coon ('Garota Exemplar') e Eiza Gonzalez ('Em Ritmo de Fuga'), além dos diretores e roteiristas Emerald Fennel ('Bela Vingança') e Florian Zeller ('Meu Pai').
Caso todos os convidados aceitem o convite, o número de votantes ativos no Oscar será aproximadamente 9.750, segundo o site Deadline. A lista completa dos potenciais novos membros pode ser acessada aqui.
REDES SOCIAIS