Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

No #Provoca desta terça (20), o cantor, compositor e ator Evandro Mesquita falou, entre outros assuntos, sobre um caso de censura em um álbum da banda Blitz lançado em 1982, durante a ditadura militar. 

"O disco [As Aventuras da Blitz] já estava pronto, e aí veio a notícia de que a censura tinha pego duas músicas que tinham 'palavrõezinhos'. A gente ficou muito espantado porque achou que isso acontecia com o Chico [Buarque], com o Cateano [Veloso], que censor nenhum ia ouvir o nosso disco", comentou. 

Leia também: Aos 69, Evandro Mesquita fala sobre idade no #Provoca: "Sem olhar no espelho, continuo com 42"

Por causa da censura de última hora, Evandro conta que as faixas removidas precisaram ser riscadas com um prego diretamente no master, disco a partir do qual as cópias seriam feitas. "Acabou virando um grande gancho do disco, as pessoas comentavam demais. [...] Passar a agressão que a gente havia sofrido na nossa arte para o público ver que tinha um discurso a mais, um texto a mais."

Leia também: "Estamos vivos; [Blitz] não é uma banda cover da gente mesmo", diz Evandro Mesquita

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.