Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram Simone Mendes
Reprodução/Instagram Simone Mendes

Nesta semana, a cantora Simone Mendes, da dupla sertaneja Simone e Simaria, agitou as redes sociais ao postar um vídeo no Instagram tentando subir em seu novo carro. O modelo que aparece na filmagem, uma picape Ram 1500 Rebel, custa acima de R$440 mil e possui mais de dois metros de altura.

A cantora, que tem 1,52m de altura, precisou da ajuda de um banquinho para conseguir entrar no banco de trás da nova aquisição. “Pelas suas dimensões, esse tipo de carro nós já classificamos como caminhão”, explica o engenheiro de automóveis Val Arrais.

O carro 4x4 apresenta alta performance com um motor de oito válvulas, 400 CV de potência, 56,7 kgf de torque e vai de 0 a 100km em 6,4 segundos.

Leia Também: 'Industry Baby' sem censura? Lil Nas X brinca com fãs e posta nova versão do clipe

Aqueles que podem e pretendem fazer o investimento na luxuosa picape têm que ter em mente que precisarão se preocupar com o alto consumo de gasolina da máquina. “O motor desse carro é o V8, modelo que mais consome combustível no planeta. Uma máquina com esse porte, não tem como dizermos que é econômico. Num aspecto geral, é um carro que bebe demais”, comenta.

Outra nota não positiva sobre o veículo é a alta emissão de poluentes que ele produz. Em um momento em que países, preocupados com metas ambientais, consideram substituir suas frotas por carros elétricos e híbridos, a Ram 1500 Rebel vai na contramão desse aspécto. “Obviamente que, se o carro consome muito, ele também polui muito, proporcionalmente aos veículos utilitários que nós temos. Ele emite quatro vezes mais poluentes do que um carro popular. Lembrando que um carro popular, geralmente tem três cilindros e esse tem oito”, explica Arrais.

Leia Também: Carros elétricos: Veja as principais vantagens que esses veículos apresentam