Entretenimento

Conheça a história de Rachel de Queiroz, primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras

A escritora ficou conhecida por explorar questões sociais e liberdade feminina, além de ter posicionamentos políticos contraditórios ao longo da vida


04/08/2021 11h05

Rachel de Queiroz foi uma importante escritora nordestina que fez parte do movimento modernista e ficou conhecida pela postura aguerrida. No dia 4 de agosto 1977, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras, se tornando a primeira mulher a ocupar uma cadeira na instituição.

Nascida em Fortaleza, capital cearense, em 1910, Rachel mudou-se para o Rio de Janeiro com os pais, para fugir da seca que assolou a região em 1915. Sua passagem pela cidade maravilhosa foi breve, em seguida mudou-se para Belém do Pará e retornou para o Ceará após dois anos.

A estreia da sertaneja no mundo literário foi cedo, aos 19 anos de idade. Rachel ganhou notoriedade nacional ao publicar seu primeiro romance, 'O Quinze', em 1930. O livro, escrito durante sua luta contra uma doença pulmonar, contava sobre a seca e miséria vivida no nordeste e explorava o modernismo, movimento literário que surgiu na época. Além dos temas políticos e sociais abordados em sua escrita, a escritora também chamava atenção pelas declarações sobre liberdade feminina.

Leia mais: "Descobri que era preto com 15 anos de idade", diz Preto Zezé

Engajada em movimentos políticos, a escritora integrou o Partido Comunista Brasileiro. Em 1935, Rachel foi presa em meio à repressão do governo de Getúlio Vargas, o que deu origem ao seu terceiro romance, 'Caminho de Pedras'. Anos depois voltou à política com posicionamentos contraditórios, foi convidada para representar o Ministério da Educação no governo Jânio Quadros, apoiou a deposição de João Goulart e fez parte do diretório da Arena (Aliança Renovadora Nacional), partido apoiador da ditadura militar. Em 2003, a escritora faleceu aos 92 anos no Rio de Janeiro, vítima de problemas cardíacos.

Leia também: Jennifer Aniston diz que cortou relações com quem recusou vacina contra Covid-19

Veja a participação de Rachel de Queiroz no Roda Viva em 1991:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família