"Uma grande mentira", diz Renato Janine Ribeiro sobre 'ideologia de gênero' e Escola Sem Partido
No #Provoca desta terça (24), o ex-ministro da Educação falou sobre duas polêmicas que cercaram o debate sobre as escolas do Brasil nos últimos anos
24/08/2021 22h47
Convidado de Marcelo Tas no #Provoca desta terça (24), o ex-ministro da Educação, cientista político e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, falou sobre o movimento Escola Sem Partido e a chamada 'ideologia de gênero'.
"É um factoide, é uma grande mentira", disparou o entrevistado. "Em 2010, depois de anos de discussão, o governo encaminhou ao Congresso o Plano Nacional de Educação. Daí surgiram dois factoides: um era a 'ideologia de gênero'. Esse factoide significava que o governo da época, do PT, pretenderia mudar o sexo das crianças e fazer os meninos serem meninas, meninas serem meninos, trocarem de sexo. Então, isso se espalhou e fez muita gente ficar apavorada que o governo fosse intervir na sexualidade dos filhos", explicou.
Leia também: "É uma renúncia ao futuro": Renato Janine Ribeiro comenta 'fuga de cérebros' do Brasil
"Na verdade o que aconteceu, que foi muito claro e está alinhado com o que se faz nos países desenvolvidos, é o seguinte: se você não é heterossexual, problema seu. Ninguém tem nada a ver com isso, ninguém tem que te impedir disso, te fazer sofrer por causa disso. [...] As pessoas são o que são", prosseguiu o especialista.
"E a questão da Escola Sem Partido era a balela de que a escola estava partidarizando, estava fazendo a cabeça das crianças para elas serem de esquerda, para serem o que chamam de 'comunista'", continuou Janine.
Ele também lembrou o episódio em que o primeiro ministro da Educação do governo Bolsonaro, Vélez Rodriguez, enviou uma carta a escolas em que repetia o slogan de campanha do presidente e pedia que os alunos fossem filmados cantando o hino nacional. "O curioso é que o pessoal da Escola Sem Partido é extremamente doutrinador", comentou.
Veja o trecho:
Leia também: "Como você vai desenvolver uma sociedade com pouca prática de leitura?", questiona Renato Janine Ribeiro
Renato Janine Ribeiro é o atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), filósofo, cientista político e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Além de atuar como ministro da Educação em 2015, na gestão de Dilma Roussef, foi diretor de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e vencedor do prêmio Jabuti de Literatura.
Assista à entrevista na íntegra:
O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS