Entretenimento

"Uma grande mentira", diz Renato Janine Ribeiro sobre 'ideologia de gênero' e Escola Sem Partido

No #Provoca desta terça (24), o ex-ministro da Educação falou sobre duas polêmicas que cercaram o debate sobre as escolas do Brasil nos últimos anos


24/08/2021 22h47

Convidado de Marcelo Tas no #Provoca desta terça (24), o ex-ministro da Educação, cientista político e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, falou sobre o movimento Escola Sem Partido e a chamada 'ideologia de gênero'. 

"É um factoide, é uma grande mentira", disparou o entrevistado. "Em 2010, depois de anos de discussão, o governo encaminhou ao Congresso o Plano Nacional de Educação. Daí surgiram dois factoides: um era a 'ideologia de gênero'. Esse factoide significava que o governo da época, do PT, pretenderia mudar o sexo das crianças e fazer os meninos serem meninas, meninas serem meninos, trocarem de sexo. Então, isso se espalhou e fez muita gente ficar apavorada que o governo fosse intervir na sexualidade dos filhos", explicou.

Leia também: "É uma renúncia ao futuro": Renato Janine Ribeiro comenta 'fuga de cérebros' do Brasil

"Na verdade o que aconteceu, que foi muito claro e está alinhado com o que se faz nos países desenvolvidos, é o seguinte: se você não é heterossexual, problema seu. Ninguém tem nada a ver com isso, ninguém tem que te impedir disso, te fazer sofrer por causa disso. [...] As pessoas são o que são", prosseguiu o especialista. 

"E a questão da Escola Sem Partido era a balela de que a escola estava partidarizando, estava fazendo a cabeça das crianças para elas serem de esquerda, para serem o que chamam de 'comunista'", continuou Janine.

Ele também lembrou o episódio em que o primeiro ministro da Educação do governo Bolsonaro, Vélez Rodriguez, enviou uma carta a escolas em que repetia o slogan de campanha do presidente e pedia que os alunos fossem filmados cantando o hino nacional. "O curioso é que o pessoal da Escola Sem Partido é extremamente doutrinador", comentou.

Veja o trecho:




Leia também: "Como você vai desenvolver uma sociedade com pouca prática de leitura?", questiona Renato Janine Ribeiro

Renato Janine Ribeiro é o atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), filósofo, cientista político e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Além de atuar como ministro da Educação em 2015, na gestão de Dilma Roussef, foi diretor de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e vencedor do prêmio Jabuti de Literatura.

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças