Entretenimento

Regina Navarro Lins: "A pílula é um marco, uma ruptura na história da humanidade"

No #Provoca, psicanalista falou sobre o papel do anticoncepcional na luta pelos direitos das mulheres e movimentos de contracultura; veja o vídeo


31/08/2021 22h30

No #Provoca desta terça (31), a psicanalista Regina Navarro Lins falou sobre as mudanças sociais causadas pelo advento da pílula anticoncepcional, nos anos 60. 

"O papel da pílula, para mim, é um marco, uma ruptura na história da humanidade. Pela primeira vez, o sexo se dissociou da procriação, se aliou ao prazer e a mulher pôde escolher se quer filho, com quem quer, quando quer, quantos quer", afirmou a especialista.

Leia também: "Casamento é onde menos se faz sexo", diz Regina Navarro Lins no #Provoca

"Antes, a mulher tinha que ter quantos filhos o homem desejasse. As mulheres tinham 17 filhos, 15 filhos, passavam a vida amamentando e parindo, não faziam mais nada na vida.", continuou.

Ela argumentou que a difusão da ideia do sexo apenas pelo prazer também teve profunda influência na luta LGBTQIA+: "A pílula possibilitou os movimentos de contracultura: movimento feminista, movimento hippie, movimento gay, toda a revolução sexual".

"Hoje, nós estamos no meio de um processo de uma profunda mudança na forma de pensar e viver, mudança de mentalidade, e uma mudança entre os antigos valores e os novos valores", completou.

Veja o trecho:





Leia também: Regina Navarro Lins: "Sexo só é natural para procriação; para o prazer, tem que aprender"

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças