Entretenimento

"Muita preocupação": Arlene Clemesha comenta situação das mulheres no Afeganistão

Convidada do #Provoca desta terça (14), a historiadora falou sobre o retorno do Talibã no controle do país e o que isso pode significar para as mulheres afegãs


14/09/2021 22h55

No #Provoca desta terça (14), a historiadora Arlene Clemesha falou sobre a retomada do poder no Afeganistão e a situação das mulheres afegãs.

"Vejo com muita preocupação. As mulheres que estão ali estão muito apreensivas para saber como vai ser o dia seguinte à tomada, esperando para ver que tipo de governo o Talibã vai anunciar. Sabem que não terão a mesma dose de livre conduto", analisou a convidada.

Leia também: "Fecham os olhos porque é aliado dos EUA", diz Arlene Clemesha sobre Arábia Saudita

Arlene também comentou a tentativa por parte do grupo extremista de promover a ideia de moderação no novo governo: "Devemos saber que se trata do Talibã, que ele tem uma ideologia radical que exerceu um governo extremamente repressivo no passado, que ele vai, no entanto, querer aparecer com outros olhos, dar garantias, mas não é tão simples. O que eu espero é que não se esqueça o Talibã no dia seguinte. [...] Quando as cortinas se fecharem e o Talibã sair do noticiário, é aí que a gente vai ver a coisa acontecer". 

"O Talibã tem toda a potencialidade para criar um governo extremamente repressivo, opressor para sua população e que nenhuma mulher no mundo que valorize a liberdade de expressão, as conquistas históricas dos movimentos sociais das mulheres, pode ver com bons olhos o Talibã", completou. 

Veja o trecho:





Leia também: "É necessário um trabalho de repensar nomes de rua e estátuas", diz Arlene Clemesha

Assista à entrevista na íntegra:


O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido