Entretenimento

"É necessário um trabalho de repensar nomes de rua e estátuas", diz Arlene Clemesha

No #Provoca, historiadora comentou casos como o o incêndio na estátua do bandeirante Borba Gato, em São Paulo, e nomes de rua que homenageiam ditadores; veja o trecho


14/09/2021 23h05

Entrevistada no #Provoca desta terça (14), a historiadora Arlene Clemesha comentou o incêndio na estátua do bandeirante Borba Gato, em São Paulo, que ocorreu em julho deste ano.

"Tocar fogo não resolve, evidentemente. O caso é que já havia alguns processos sendo discutidos, tramitando na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), para a remoção daquela estátua", comentou a convidada sobre o protesto, que levantou debates na sociedade civil e resultou em prisões. 

Leia também: "Fecham os olhos porque é aliado dos EUA", diz Arlene Clemesha sobre Arábia Saudita

"Claramente é necessário e eu apoio, sim, que se faça um trabalho de repensar nomes de rua, repensar estátuas. O que significaram essas pessoas, essas personalidades devem ser cultuadas? Será que aquela estátua deve ser levada para um museu?", prosseguiu a historiadora.

Questionada por Marcelo Tas sobre nomes de rua que homenageiam ditadores, ela disparou: "Acho que ditador tem que ir para o lixo da história mesmo, não tem nenhum problema. Pode enterrar a sete palmos."

Veja o trecho:


Leia também: "Muita preocupação": Arlene Clemesha comenta situação das mulheres no Afeganistão

Assista à entrevista na íntegra:


O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido