Neste domingo (26), o Persona recebe o maestro Júlio Medaglia. Apresentado por Chris Maksud e Atílio Bari, o programa explora a história do convidado, seu ingresso e importância no mundo da música. Na TV Cultura, a edição vai ao ar às 21h .
O maestro de uma grande família de imigrantes italianos conta da infância e da época em que viveu ao lado da antiga Rádio Cultura, enfatizando a proximidade com o veículo durante o tempo com a família. "O rádio foi sempre o meu ponto de partida para a vida e depois para a música", diz.
Leia também: Precursor do cinema negro, Melvin Van Peebles morre aos 89 anos
Ao longo da edição, Medaglia compartilha as histórias dos jogos de futebol na várzea como goleiro, e fala sobre a vontade antiga de substituir o palmeirense Oberdan Cattani. Foi assim que conheceu a orquestra amadora do Palmeiras e, de lá, o caminho na música cresceu cada vez mais.
Medagli teve experiências com o compositor alemão Koellreutter, mentor de uma legião de artistas da música popular brasileira, Pierre Boulez, entre outros nomes renomados. Ele também foi um participante ativo no movimento do Tropicalismo brasileiro. "Conseguimos fazer uma música a partir da linguagem e não da língua, perturbando o ambiente cultural da época", pontua sobre a repressão vivida.
Leia também: “Aldir Blanc Inédito”: Álbum celebra os 75 anos do compositor com participações especiais
Por fim, o Persona destaca projetos recentes do músico, como o programa Prelúdio que, há 15 anos, carrega reconhecimento e sucesso através da música erudita do mundo. A edição também conta com depoimentos de figuras importantes em sua trajetória, tais como: Solano Ribeiro, Tom Zé, Irineu Franco Perpétuo, Eric Venditte e Marcelo Jaffé.
REDES SOCIAIS