Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Nadja Kouchi
Foto: Nadja Kouchi

A Rádio Cultura FM completa 45 anos no ar nesta segunda-feira (11). Em comemoração, a programação do dia contou com a apresentação de gravações exclusivas realizadas pela emissora em vários períodos de sua trajetória, além de um evento para convidados no Teatro B32.

O violonista Marcel Powell e a cantora Paula Morelenbaum se apresentaram para uma plateia repleta de convidados e apresentadores da casa, como Marcelo Tas, Sergei Cobra, o diretor da Rádio Cultura Brasil e Cultura FM Alexandre Tondella, os maestros João Maurício Galindo, Júlio Medaglia, Emmanuele Baldini, Emiliano Patarra e mais.

“Desde 1977 estamos com essa ideia de fazer música de qualidade, de concerto e o melhor da música brasileira e do jazz. A minha missão nesse momento é continuar a perpetuar essa programação que é um sucesso para um público segmentado e exigente”, destaca Tondella.

Karyn Bravo, Chico Carvalho e Alfredo Alves foram os anfitriões do evento. Toda identidade visual teve assinatura do diretor de arte Henrique Bacana.

Leia também: Relator retira proposta que torna obrigatório pagamento do orçamento secreto

Para o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, a Rádio Cultura FM “não é a primeira, mas é a mais importante emissora de rádio FM do Estado de São Paulo”.

Rádio Cultura FM

No ar desde 11 de julho de 1977, é considerada a mais importante emissora dedicada à música clássica do Brasil. Seus arquivos abrigam gravações de importantes orquestras, além de especiais que ao longo desses anos, foram produzidos com grandes nomes da música.

Única rádio de São Paulo com programação voltada predominantemente para a música de concerto, foi dirigida nos primeiros anos pelo ator Sérgio Viotti. Entre seus apresentadores e comentaristas, destacam-se os maestros João Carlos Martins, Júlio Medaglia, Diogo Pacheco, o pianista Marcelo Bratke, entre outros músicos, poetas, cronistas e críticos musicais.

Leia também: Bolsonaro chama anestesista preso de “vagabundo” e lamenta não existir prisão perpétua no Brasil

A TV Cultura transmitirá toda a cobertura do evento em breve. “Os espectadores vão receber um show em casa, vão conhecer um pouquinho da história da Rádio, os profissionais que fazem parte dela e que fizeram ela acontecer, desde o nascimento até hoje. Além de todas as inovações que viveu durante esses 45 anos”, afirma Karyn Bravo.