Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Nesta sexta-feira (29), o Estação Livre celebra o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, data comemorada nesta segunda-feira (25), junto ao "Julho das Pretas". Com apresentação de Cris Guterres, vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

Leia também: Metrópolis recebe Marieta Severo, Renata Sorrah e mais nesta sexta-feira (29)

As reportagens desta edição narram as histórias de luta, problemas e músicas feitas por mulheres e para as mulheres negras. Eliane Dias, que comanda a carreira dos Racionais MC's, conversa com a apresentadora sobre a realidade que vive. Discute-se sobre o protagonismo, barreiras impostas e como elas são superadas.

Samantha Almeida, diretora de criação da TV Globo e vencedora do prêmio Caboré 2021, e Giselle dos Anjos Santos, historiadora e pesquisadora do CEERT, são as convidadas da apresentadora no estúdio.

Leia também: Bebé apresenta seu álbum homônimo no SESC Pompeia nesta quinta-feira (28)

O programa ainda fala sobre a "Marcha das Mulheres Negras", a relação da mulher preta com o preparo da comida, Lei Maria da Penha, bloco Ilú Obá de Min e as celebrações do Theatro Municipal de São Paulo para o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

O quadro também vai comentar sobre o projeto AfroSurf, que tem como iniciativa ensinar uma comunidade quilombola a surfar e a fortalecer a diversidade em um esporte predominantemente branco. 

O Estação Livre traz um aparato sobre a rotina do atleta, mercado de pranchas e festival internacional de cinema de surf de Ubatuba, além de fazer menção ao museu virtual “O Ritmo de Gil”, em homenagem ao aniversário de 80 anos do cantor Gilberto Gil.