Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

As inscrições para o 35º Prêmio Design MCB, premiação do Museu da Casa Brasileira (instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta), estão na reta final. Os interessados em concorrer nas categorias de Produtos (Construção, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Transportes, Utensílios) e/ou Trabalhos Escritos (Publicados e Não Publicados), assim como no Concurso do Cartaz, poderão se inscrever até o dia 24 de agosto de 2022 pelo site do MCB.

Para avaliar os trabalhos, o 35º Prêmio Design contará com três comissões julgadoras. Na categoria Produtos, Giorgio Giorgi Júnior, professor da FAUUSP, é o coordenador pela terceira vez (2009, 2011 e 2022). A avaliação se dará em duas fases: na primeira, os concorrentes devem enviar pelo sistema de inscrição as imagens dos projetos, memorial descritivo e detalhamento técnico; aqueles selecionados pela comissão julgadora deverão entregar para a segunda fase um exemplar físico para sequência no processo de avaliação, o qual poderá fazer parte da exposição.

Leia também: Cineasta dinamarquês Lars Von Trier é diagnosticado com Mal de Parkinson

Já a comissão julgadora de Trabalhos Escritos será coordenada por Myrna Nascimento, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, e mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Os Trabalhos Escritos, cujo tema esteja relacionado ao campo do design, serão avaliados em uma única fase: após a leitura, os jurados se reunirão para realizar a avaliação final.

A modalidade de ‘Trabalhos Escritos Publicados’ analisará obras em formato livro impresso, em primeira edição, publicadas nos últimos 3 anos, obrigatoriamente com ISBN e Ficha Catalográfica, cujos direitos autorais pertençam ao participante ou que possuam a devida autorização. Já ‘Trabalhos Escritos Não Publicados’ considerará trabalhos de pós-graduação stricto sensu (dissertações, teses e livre-docência) apresentados nos últimos 3 anos.

Para coordenar a comissão julgadora do Concurso do Cartaz, que este ano acontecerá simultaneamente com as categorias de Produtos e Trabalhos Escritos do 35º Prêmio Design MCB, Leopoldo Leal foi o convidado. Professor na pós-graduação do Senac, seu livro “Processo de criação em design gráfico: Pandemonium” foi premiado em 1º lugar no Prêmio do Museu da Casa Brasileira, Type Directors Club, Brasil Design Award, Latin American Design Awards e finalista no prêmio Jabuti 2021.

Leia também: Dançarino atingido por telão durante show do grupo Mirror acorda do coma, diz família

Este ano, o tema do Concurso para guiar os participantes é ‘Projeto, Processo e Percurso’. A avaliação do cartaz será exclusivamente digital e o participante deverá enviar, obrigatoriamente, uma imagem estática e poderá enviar também uma versão animada do cartaz e um documento que represente o seu processo criativo.

Resultado e exposição

O resultado do Concurso do Cartaz será divulgado no dia 4 de outubro de 2022. Das demais categorias, o resultado será anunciado no site da instituição em dezembro. A exposição que apresentará os premiados e selecionados será aberta em 17 dezembro de 2022, com visitação até fevereiro de 2023.