Na edição do Provoca desta terça-feira (20), Marcelo Tas recebe Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta. A advogada e professora universitária fala sobre sua luta contra a violência sexual com crianças e adolescentes.
Religião foi um dos assuntos do programa. Tas quis saber da advogada sobre os casos de violência sexual dentro das igrejas católicas. Mesmo reconhecendo a importância do assunto, ela diz que apenas 1% dos casos acontecem dentro instituições religiosas e as pessoas não devem ficar "presas da fumaça".
“O anuário de Segurança Pública brasileiro de 2022 mostra que menos de 1% dos registros de violência sexual acontecem em instituições religiosas. Mais de 75% dos casos acontecem dentro de casa. É importante falar sobre violência dentro da igreja? Claro que é. Mas não podemos presos na fumaça, porque a grande violência estão nas residências”, explica.
Ainda dentro do assunto, Tas perguntou se a Igreja Católica não precisa de um 'chacoalhão'. De maneira bem direta, a professora afirma que discutir o papel das religiões na sociedade é muito importante, já que influenciam em muitos debates, como aborto e drogas.
Leia também: “A violência sexual é a questão que tem mais erros judiciários”, afirma Luciana Temer
“O Brasil, apesar de ser um Estado laico, de acordo com a Constituição, nós sabemos que as religiões têm uma interferência”, diz Temer.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS