No Provoca desta terça-feira (27), Marcelo Tas recebe o dramaturgo, escritor e antropólogo da beleza e do caos Fausto Fawcett.
Durante a entrevista, Tas relembrou uma declaração de Fawcett sobre a internet, quando ele disse que as redes sociais eram como “tornozeleiras digitais”. O escritor explica que ainda concorda com essa frase, pois essas são plataformas onde o usuário é vigiado o tempo todo e também se torna um viciado.
Leia também: Fausto Fawcett explica sucesso das músicas dos anos 80 atualmente: “Geração que tinha ligação com literatura”
“Há 20 ano atrás, nós ouvimos o papo que a internet tinha democratizado tudo e todos teriam liberdade. Mas na verdade era o papo de traficante, dá de graças as primeiras duas doses, depois começa a te cobrar. Todos nós trabalhamos 27 horas para essas empresas”, afirma.
Ele ainda diz que as redes sociais tem sua parcela de culpa nos questionamentos sobre a democracia. “As pessoas já estão distópicas”, finaliza o autor.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS