No Provoca desta terça-feira (18), Marcelo Tas conversa com a designer e produtora de conteúdo Tabata Cristine sobre autismo.
De volta para o passado. Tas pergunta como é a infância de uma pessoa que possui TDAH, mas ainda não foi diagnosticada. Cristine responde que é o caos e, para exemplificar, conta as dificuldades que teve no período da escola.
“Sofri muito. Eu, as vezes, simplesmente, saía da sala de aula, ficava em pé. Fui agredida por uma professora, que me arrastou pelo cabelo na sala, porque eu ‘bagunçava’. Eu tinha seis anos, estava na primeira série e ela me arrastou pelo rabo de cavalo. Passei por muito perrengue”, relembra.
Uma dica que a designer dá aos pais de crianças para evitarem esse tipo de situação é atenção, pois ela os define como “tudo na vida de um autista”.
Leia também: “Muitos autistas têm depressão por conta da realidade que não os acolhem”, afirma Tabata Cristine
“Nós não encontramos muito apoio na sociedade. Temos que ter um Porto Seguro dentro de casa. Então ame, escute, acolha, perceba comportamento, preste atenção se seu filho ainda não fala ou é oralizado. Todo comportamento diz alguma coisa. Seja uma pessoa atenta para o seu filho”, finaliza.
Assista ao programa completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS