O Provoca inicia, nesta terça-feira (7), a temporada de inéditos de 2023 abordando o tema educação. Marcelo Tas conversa com a professora e escritora Lavínia Rocha
Transformar conteúdos pesados e cheio de detalhes em uma aula interessante é o desafio de todos os professores. Tas pergunta como Rocha faz isso em suas aulas de história. A escritora diz que um dos segredos é não copiar e tentar criar algo autoral.
“Não dá para reproduzir. Ninguém consegue repetir ninguém. Mas tem como se inspirar. Esse vídeo da África, essa metodologia, é antiga e não é revolucionária. Eu me inspirei no professor Diony Mattos no Twitter, que fez com o sétimo ano dele e quis fazer algo parecido. E registrei. Tem muita coisa que não conhecemos porque as pessoas não registram. Trabalho bom é trabalho visto”, diz a entrevistada.
A professora também revela que usa a “metodologia ativa”, onde os estudantes são os “agentes principais responsáveis pela sua aprendizagem”.
Leia também: Com mais de 600 milhões de cópias, Harry Potter se torna série literária mais vendida da história
Um dos exemplos dela foi com uma aula de revolução industrial, quando ela fez os alunos viverem como os funcionários de uma indústria e explicar como esses personagens viveram na época.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS