Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Provoca inicia, nesta terça-feira (7), a temporada de inéditos de 2023 abordando o tema educação. Marcelo Tas conversa com a professora e escritora Lavínia Rocha

Tas pergunta o que falta ao Brasil para ter mais escritores negros. Rocha responde que o primeiro passo é contar para crianças e jovens negros que eles podem. Ela relembra sua trajetória e conta que muitos nem acreditam que é possível publicar um texto.

“Quando vou nas escolas e falo que pode e é possível publicar livros, eles despertam. Segunda coisa é o incentivo. Os jovens crescem se criticando muito. Então, é necessário ter referências que incentivam a fazer algo, te corrija. Uma pessoa para dizer para não desistir”, explica.

A escritora também explica que jovens negros têm mais dificuldades por falta de inspiração. Mais uma vez, ela relembra a infância e diz o quão é difícil ligar a televisão e não ver uma pessoa parecida.

Leia também: Professora Lavínia Rocha explica o que é “metodologia ativa” na educação e como ajuda os estudantes

Para jovens que tem oportunidade, ela afirma que é necessário trabalhar as frustrações e não abaixar a cabeça.

Assista ao trecho completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo: